Sociedade | 21-05-2019 10:00

Sociedade apresenta proposta para vender Cine-Teatro São Pedro em Abrantes

Sociedade apresenta proposta para vender Cine-Teatro São Pedro em Abrantes
CULTURA

Entidade proprietária da sala de espectáculos aguarda agora resposta do município.

José Alberty, representante da Iniciativas de Abrantes, sociedade detentora do Cine-Teatro São Pedro, apresentou uma proposta de 800 mil euros à Câmara de Abrantes para vender o imóvel ao município. Alberty disse a O MIRANTE que a proposta foi feita a 23 de Março deste ano, dia em que reuniu com o novo presidente do município, Manuel Valamatos (PS).

“Apresentei a proposta de 800 mil euros, um valor abaixo da avaliação feita pelo município em 2017, porque quero que percebam que estamos abertos ao diálogo e a negociar. O senhor presidente disse que me ia apresentar uma contra-proposta no prazo de quinze dias mas já passaram quase dois meses e ainda estou à espera”, disse Alberty a O MIRANTE, acrescentando que assim que lhe for feita a contra-proposta pretende negociar a venda do imóvel. “A Iniciativas de Abrantes pretende que o Cine-Teatro São Pedro fique ao serviço da comunidade”, sublinhou.

O assunto foi levantado em reunião camarária pelo vereador Rui Santos (PSD) que defende a expropriação do Cine-Teatro São Pedro ou a construção de outro edifício para fins culturais se não houver acordo. Rui Santos questionou o presidente da câmara sobre o ponto da situação do processo, dizendo que às vezes é necessário dar um murro na mesa. “Não podemos deixar que a empresa detentora do cine-teatro faça o que quer da câmara e dos munícipes de Abrantes”, criticou, acrescentando que quanto mais a situação se arrasta mais caro vai ser reabilitar o espaço.

Manuel Valamatos (PS) explicou que, pela complexidade do processo, o município tem diligenciado as negociações com ponderação. “Estamos a tentar negociar e neste momento estamos a analisar a proposta que a Iniciativas de Abrantes fez, até porque o edifício necessita de obras urgentes. Se não chegarmos a acordo vamos ter que tomar uma decisão”, afirmou.

Sala encerrada desde Janeiro de 2018

A principal sala de espectáculos do concelho de Abrantes está encerrada desde Janeiro de 2018. As negociações entre a sociedade Iniciativas de Abrantes, proprietária do imóvel, e a câmara municipal têm-se arrastado. A Iniciativas de Abrantes manifesta interesse em vender e o município demonstra interesse em comprar. O desentendimento deve-se a uma questão de números. A Câmara de Abrantes, quando ainda era presidida por Maria do Céu Albuquerque, propôs a aquisição do imóvel por 267 mil euros, valor que não foi aceite pela sociedade proprietária do espaço. O imóvel foi avaliado pelo município em 844 mil euros, em Setembro de 2017.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo