Sociedade | 22-05-2019 08:44

Jornadas de direito criminal em Santarém abordam delinquência juvenil

Iniciativa organizada pela Comarca de Santarém.

A Comarca de Santarém organiza na sexta-feira, 24 de Maio, as primeiras jornadas de direito criminal com o tema da “Constituição da República Portuguesa e a Delinquência Infantil”. A iniciativa tem entradas livres mas sujeitas a inscrição. As jornadas vão decorrer no auditório do Comando Territorial da GNR de Santarém (no edifício do antigo Governo Civil).

As jornadas iniciam-se às 9h30, altura em que o juiz presidente da comarca (que abrange todos os tribunais do distrito), Luís Miguel Caldas, e o director do Centro de Estudos Judiciários, João da Silva Miguel, vão fazer a abertura da iniciativa.

Na primeira intervenção o juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Santos Cabral, vai falar de “Globalização e assimetrias no direito penal”. Segue-se os “Jovens delinquentes, entre os sistemas penal e tutelar educativo”, pelo procurador geral-adjunto, Celso das Neves Manata.

Depois de uma pausa para o café às 11h00, Maria Leote de Carvalho, investigadora da Universidade Nova de Lisboa, vai abordar o tema da “Delinquência juvenil – Conhecer para prevenir”.

Antes do encerramento, previsto para as 13h00, ainda há tempo para se falar dos “Princípios constitucionais penais e o activismo judiciário”, pelo juiz desembargador António Ascensão Ramos. Está ainda previsto um espaço de debate.

A entrada é livre e sujeita a inscrição

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo