Sociedade | 22-05-2019 12:21

Serviços mínimos na base de Alverca por causa de legionella

Serviços mínimos na base de Alverca por causa de legionella

Força Aérea Portuguesa está à procura da fonte de infecção.

Foi detectada esta quarta-feira, 22 de Maio, a presença da bactéria legionella nas instalações do Depósito Geral de Material da Força Aérea Portuguesa (FAP) em Alverca do Ribatejo, situação que vai deixar a base a operar em serviços mínimos até segunda-feira.

A informação já foi confirmada por fonte oficial da FAP. Na sequência de análises que são feitas com regularidade na base foram detectados parâmetros acima dos valores normais em algumas áreas, situação que levou a que, por precaução, o espaço fique a funcionar com serviços reduzidos. O objectivo dos militares é encontrar a fonte de contaminação e proceder à sua limpeza, descontaminação e desinfecção.

A Força Aérea já veio dizer que não há militares com queixas relacionadas com a possível inalação destas bactérias. Na segunda-feira está prevista a realização de novas análises.

A doença do legionário é provocada por uma bactéria que se inala e que está presente em gotículas de vapor de água contaminada, de dimensões tão pequenas que a alojam nos alvéolos pulmonares. Em 2014 um surto desta bactéria infectou mais de 400 pessoas e tirou a vida a 12, estando o processo a correr termos no tribunal com vários arguidos constituídos, incluindo duas empresas suspeitas de serem as causadoras do surto.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo