Sociedade | 23-05-2019 11:20

Casos de sarna em Amiais de Baixo controlados

Casos de sarna em Amiais de Baixo controlados
foto DR

A notícia de alguns casos recentes de sarna no lar de idosos da ASSM de Amiais de Baixo alarmou a população, mas a directora técnica diz que a situação está controlada.

Parte da população de Amiais de Baixo ficou alarmada com a possibilidade de haver um surto de sarna na Associação de Solidariedade Social e de Melhoramentos (ASSM) de Amiais de Baixo. Contactada por O MIRANTE, Teresa Torres, directora técnica da associação, confirmou que existem dois casos de sarna, que correspondem a dois idosos residentes na instituição.

“Os casos foram detectados atempadamente e estão a ser acompanhados, tendo já sido observados por um dermatologista”, conta Teresa Torres revelando que, como tinha acontecido outro caso, “há não muito tempo”, os serviços estavam alerta e souberam como agir rapidamente. A directora acrescentou ainda que não existem infectados entre os funcionários do lar.

A sarna humana ou escabiose é uma doença cutânea infecciosa e contagiosa. É causada por um parasita (o ácaro Sarcoptes scabie), que vive apenas na pele humana. Os seus sintomas são comichão e prurido, erupções cutâneas, descamação e crostas. Transmite-se através do contacto directo com a pele do indivíduo infectado ou, menos frequentemente, pela partilha da mesma roupa ou da mesma cama.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo