Sociedade | 23-05-2019 15:00

Quatro projectos de enfermeiros do Hospital de Santarém vão ser financiados

Orçamento participativo da Ordem dos Enfermeiros entrega prémios de 1.500 euros

Quatro projectos de enfermeiros do Hospital Distrital de Santarém vão ser financiados no âmbito do orçamento participativo, promovido pela secção regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros. Cada um dos projectos, que envolveram no total oito enfermeiros, vai receber 1.500 euros. No total, foram 14 projectos a concurso, tendo apenas três deles ficado excluídos. A votação contou com a participação de cerca de setecentos enfermeiros.

O projecto ‘Promoção da independência na pessoa/cuidador após fractura proximal do fémur’ foi um dos vencedores do concurso. A O MIRANTE, Elisabete Lopes e Ana Brandão, enfermeiras no serviço de ortopedia do Hospital de Santarém e responsáveis pelo projecto, explicam que este resulta de um trabalho de três anos, visando que o doente que fracturou o colo do fémur aprenda rapidamente a ganhar independência ou que, caso não seja possível, que o cuidador adquira esses conhecimentos para que o doente possa ir para casa. O prémio vai servir para adquirir materiais para reabilitação física, como barras laterais, andarilhos, pedaleiras e cadeiras higiénicas.

Outro dos projectos designa-se “Reabilitar para capacitar - promoção da independência na marcha na pessoa com alterações da mobilidade decorrente de AVC”. Tem por objectivo permitir que as pessoas que sofreram um AVC recuperem rapidamente o andar. “Prevenção, tratamento e monitorização de lesões por pressão no doente em contexto de internamento” é outros dos projectos e visa promover a formação de enfermeiros sobre a prestação de cuidados, tratamento e monitorização de lesões por pressão (escaras), comuns em pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida.

O outro projecto do Hospital de Santarém que saiu vencedor designa-se: “Promoção de estilos de vida saudáveis na pessoa com Síndrome Coronário Agudo (SCA)”. Os enfermeiros que o elaboraram pretendem que se promovam estilos de vida saudáveis na pessoa com SCA no âmbito da gestão do regime terapêutico (quer a nível de medicamentos, dieta alimentar e exercício), bem como combate ao tabagismo. Os prémios foram entregues a 12 de Maio em Lisboa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo