Sociedade | 24-05-2019 07:00

Casa do Benfica no Jardim da Liberdade divide escalabitanos

Casa do Benfica no Jardim da Liberdade divide escalabitanos

Posições colectivas a favor e contra o projecto surgiram nos últimos dias

Deve um espaço público nobre pertencente ao município ser oferecido durante pelo menos 30 anos a um clube desportivo? Esta é a questão que está a motivar um aceso debate em Santarém, sobretudo nas redes sociais, entre apoiantes e contestatários da cedência das cafetarias devolutas do Jardim da Liberdade ao SL Benfica, para ali instalar uma Casa do Benfica de nova geração.

Na última semana, 32 pessoas da cidade lançaram um manifesto em que apelam ao presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), que repense a sua posição e que procure um destino mais abrangente para aqueles espaços, devolutos há alguns anos.

O documento, entregue ao autarca no dia 21 de Maio, não contesta o projecto em si mas a sua localização, por se tratar de um espaço nobre da cidade que, na óptica dos subscritores, não deve ser usado para “fins clubísticos que possam dividir e condicionar a sua frequência a parte da população do concelho".

Do grupo de 32 subscritores do documento fazem parte, entre outros, o vereador e ex-presidente da câmara Rui Barreiro, os ex-vereadores Pedro Canavarro, Carlos Rodrigues, Celso Braz, Dúnia Palma, Jaime Carvalho e José Marcelino, a ex-presidente do Politécnico de Santarém, Maria de Lurdes Asseiro, o empresário José Manuel Roque e os historiadores Maria Emília Vaz Pacheco e Jorge Custódio.

Petição responde a manifesto

O contra-ataque não se fez esperar e dois dias depois da entrega do manifesto foi criada uma petição pública online dirigida ao presidente da Câmara Municipal de Santarém. “Vimos manifestar o nosso apoio à deliberação camarária unânime que viabilizou a instalação da Casa do Benfica no Jardim da Liberdade. Acreditamos que a instalação da Casa do Benfica naquele espaço, com todas as valências que são do conhecimento público, será uma mais valia para Santarém que não pode ser desperdiçada. O Jardim da Liberdade continuará a ser um espaço de todos os scalabitanos”, lê-se.

A petição termina com as justificações para a sua criação: “Porque queremos uma cidade viva; Porque Santarém não pode desperdiçar mais uma oportunidade de se afirmar; Porque o Jardim da Liberdade continuará sendo o espaço de encontro de todos os scalabitanos, agora com maior dinâmica e valências que a todos servirão; Porque acreditamos que somos mais do que 32 e também pensamos e debatemos Santarém”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo