Sociedade | 24-05-2019 10:00

Costureiras da Universidade Sénior de Benavente vestem crianças desfavorecidas

Costureiras da Universidade Sénior de Benavente vestem crianças desfavorecidas
SOLIDARIEDADE

Escolhem os tecidos e transformam-nos em vestidos coloridos.

A s mãos destas costureiras voluntárias parecem não conhecer o cansaço. Entre linhas, agulhas e retalhos trabalham em contra-relógio para entregar em Junho mais uma encomenda. Querem costurar o maior número de peças, pois sabem que mais um vestido é sinónimo de mais um sorriso rasgado no rosto de uma criança. Este atelier de costura pertence à Universidade Sénior de Benavente, que se juntou há cerca de um ano ao projecto Dress a Girl Around the World, que tem como principal missão proteger o corpo de crianças desfavorecidas de potenciais predadores sexuais.

As 23 voluntárias juntam-se às segundas e quintas-feiras no atelier, no Porto Alto, para uma tarde de costura solidária. Muitas levam ainda trabalho para casa. É o caso de Matilde Brites, 61 anos, que num mês já contribuiu com 27 vestidos. “Levo o material para casa e vou costurando durante a noite. Para além de gostar de coser sei que estou a ajudar a levar um sorriso a uma criança”, diz a O MIRANTE.

A maior parte destas voluntárias está reformada. A mais velha tem 96 anos e trabalha exclusivamente a partir de casa com os kits preparados no atelier que incluem o tecido já cortado, um bolso, elásticos, linhas e agulhas. Mas também participam jovens desempregadas com jeito para a costura e vontade de ajudar.

Alice Neves, 69 anos, é escriturária reformada. Entrou há cinco anos para a Universidade Sénior de Benavente e quando soube do projecto não hesitou em emprestar as suas mãos com talento para a costura. “Aprendi a costurar com a minha mãe em criança e achei que podia dar aqui uma ajuda”, diz. Hoje já perdeu a conta aos vestidos que fez, mas garante que todos foram feitos com muito empenho e amor.

A coordenadora é Laura Leal. Foi esta mulher de 65 anos quem olhou para o projecto e decidiu apresentá-lo à USB, onde é aluna há vários anos. “Quando soube deste projecto trazido para Portugal pela Vanessa Campos achei que era nosso dever ajudar. Com ele temos ocupado o nosso tempo, a trabalhar felizes da vida por sabermos que vamos dar a uma criança o primeiro vestido da vida dela”, refere.

Os vestidos confecionados por estas voluntárias têm obrigatoriamente um bolso, onde é cozida a etiqueta da Dress a Girl Around the World e onde é colocado um par de cuecas novo. A etiqueta tem especial importância, pois nalgumas localidades onde foram entregues estas roupas tem havido uma redução de agressões sexuais, porque os predadores acham que as crianças estão protegidas por uma organização não governamental (ONG). Também são confeccionados calções para meninos.

Estas costureiras já entregaram no principal atelier do projecto, o Rosapomposa, em Lisboa, uma encomenda com 350 peças, sendo que 210 são vestidos e 140 calções. Para a próxima já têm 70 peças costuradas, mas o objectivo é ultrapassar a anterior. Depois de entregues, todas as peças são vistoriadas antes de seguirem viagem para outro lugar do mundo. “Há critérios de tamanho e qualidade que as roupas têm de cumprir. Tudo é avaliado ao pormenor”, explica Laura Leal.

Ao contrário do que acontece com outras ajudas a crianças desfavorecidas esta organização entrega as roupas em mão. “Uma peça a cada criança. Vestem-nas na hora e tiram-lhes uma fotografia para dar prova de que a missão foi cumprida”, esclarece a responsável do atelier do Porto Alto. E é essa fotografia que motiva estas costureiras que não escondem a ansiedade de um dia verem uma fotografia onde apareçam crianças com as roupas que elas fizeram. “É a nossa maior recompensa”, sublinha.

Material é doado pela população

Todas as entidades associadas ao projecto Dress a Girl Around the World trabalham exclusivamente com material doado. E o atelier do Porto Alto não foge à regra: “Desde linhas, a tecidos, tudo o que utilizamos para fazer estas roupas é-nos doado pela população. Até com uma máquina de costura já contribuíram”, conta satisfeita, a responsável.

Nos dias 17, 18 e 19 de Maio, as costureiras estiveram presentes no Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, que se realizou em Samora Correia. “Tivemos uma banquinha onde costurámos e recebemos doações de quem quis ajudar”. Como não aceitam donativos em dinheiro, pedem tecidos, preferencialmente coloridos e de algodão, linhas, cuecas e elásticos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo