Sociedade | 02-06-2019 10:00

Equilibrar o corpo e a mente é fundamental para o desempenho laboral

Equilibrar o corpo e a mente é fundamental para o desempenho laboral

Plano Salute do município de Benavente contempla uma série de iniciativas para a promoção da saúde mental.

O ritmo de trabalho transformou-se e com esta mudança cresceu a preocuação com o bem-estar físico e mental. Faz falta tempo para descomprimir e repor energias para melhorar o desempenho laboral, seja ao nível da produtividade, concentração, criatividade e nas relações interpessoais entre a equipa. A opinião é de Tiago Fernandes, técnico de desporto na Câmara de Benavente e um dos nove membros da equipa do Plano Salute que está a ser desenvolvido naquele município.

Foi precisamente com a ideia de que é preciso mudar hábitos e cuidar da saúde mental que a Câmara de Benavente, o CRIB - Centro de Recuperação Infantil de Benavente e a Rede Social do concelho organizaram a Semana do Bem-Estar, que decorreu entre os dias 20 e 28 de Maio. Foram dois os principais pontos da iniciativa: sensibilizar e promover o bem-estar prevenindo os riscos para a saúde; e dar a conhecer os recursos do município na sua promoção. O Plano Salute é um desses recursos. Dirigido à comunidade escolar do concelho foi criado há 12 anos e tem por finalidade a promoção da saúde, prevenção de comportamentos de risco e estilos de vida saudáveis.

Basta uma pequena pausa para relaxar

Numa sala do quartel dos Bombeiros de Benavente, O MIRANTE assistiu na manhã de 23 de Maio a uma acção inserida na Semana do Bem-Estar. Sentados em cadeiras, de olhos fechados, e ao som de música ambiente, sete operacionais dessa corporação foram desafiados a relaxar através do Toque de Chi, uma terapia que consiste em revitalizar e equilibrar a energia vital do corpo, designada Chi, acalmar a tensão, ritmo cardíaco e a respiração, através do toque.

“Em poucos minutos conseguiram relaxar, mesmo estando em contexto de trabalho. É isso que queremos incutir: importância de saber parar, respirar e relaxar para melhorar a produtividade e o envolvimento nas tarefas que têm de desempenhar”, explica Bárbara Coutinho, uma das psicólogas do CRIB, que integra o Plano Salute.

Para o bombeiro Ivo Calado, esta “foi uma boa experiência”, que vai tentar incutir nos restantes colegas. “Sem dúvida que este momento nos deixou mais relaxados e vai tornar este dia melhor”, diz a O MIRANTE. Também Vera Costa, da mesma corporação, se deixou conquistar pelo Toque de Chi, reconhecendo a importância de dedicar um momento do dia ao bem-estar físico e mental. “A partir de hoje, sempre que pudermos vamos fazer para que isso aconteça”, afirma. E criar um “movimento interno entre uma equipa de trabalho” é precisamente um dos objectivos desta iniciativa, a longo prazo”, frisa Bárbara Coutinho.

Para além dos Bombeiros de Benavente aceitaram participar nesta iniciativa a Misericórdia de Benavente, o CRIB, a Fundação Padre Tobias, Filamónica de Benavente e Universidade Sénior.

Crianças praticam o Toque de Chi na sala de aula

Na mesma sala do quartel, sentadas no chão de pernas cruzadas, uma dezena de crianças dos três aos cinco anos fecham os olhos à primeira nota da melodia ambiente. Já sabem como funciona. É preciso acalmar o corpo e mente antes de dar início à massagem. Depois quem vai fazer a massagem pede permissão para tocar no corpo do colega e já instintivamente recria os toques que lhes foram ensinados, com terminações fáceis de decorar e associadas ao movimento: “chuva, champô, amassar o pão, pica-pau, aranha, gato, sol, conchas, tambor e sacudir as migalhas”, vão repetindo em uníssono.

Todo o ano, cerca de 700 crianças do pré-escolar, através do Plano Salute praticam semanalmente o Toque de Chi, em contexto de sala de aula e na presença da educadora. Neste caso, funciona como terapia precoce na prevenção do bullying e de comportamentos agressivos no meio escolar.

Semana do Bem-Estar surpreendeu funcionários da autarquia

Às 09h00 de segunda-feira, 20 de Maio, a equipa do Plano Salute arrancou com a Semana do Bem-Estar. Entraram de surpresa num gabinete na Câmara de Benavente. As duas funcionárias que encontram oferecem “alguma resistência em participar”, argumentando que não podem parar, porque o trabalho é muito. Acabam por se render e perceber o quão foi importante aquele momento, que as acalmou para o resto do dia, conta Tiago Fernandes. Três dias depois o episódio voltou a repetir-se durante uma reunião do gabinete de educação daquele município.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo