Sociedade | 14-06-2019 07:00

“Sangue seguro para todos” é mote para Dia Mundial do Dador de Sangue

“Sangue seguro para todos” é mote para Dia Mundial do Dador de Sangue

FEPODABES chamada a atenção do Governo, autoridades de saúde e serviços de sangue para a necessidade de recursos adequados para aumentar a recolha de sangue.

Na data em que se assinala o Dia Mundial do Dador de Sangue, 14 de Junho, a Federação Portuguesa dos Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alerta os portugueses para a necessidade de “sangue seguro para todos”.

Este é o mote da campanha de 2019, cujo principal objectivo é agradecer aos dadores voluntários pelas dádivas feitas, encorajar os novos dadores e consciencializar todos os dadores para a necessidade de fazer doações regulares.

“Só com novos dadores e doações regulares, será possível criar uma base sólida para o fornecimento sustentável de sangue a nível nacional, permitindo assegurar as transfusões de todos os pacientes”, defende Alberto Mota, presidente da FEPODABES.

Actualmente as transfusões de sangue e dos seus produtos já salvam milhões de vidas por ano, desde mulheres com hemorragias associadas à gravidez e ao parto até vítimas de desastre e acidentes, ou pacientes que necessitem de intervenções médicas ou cirúrgicas avançadas.

“Este dia e este tema são uma chamada de atenção para todos os governos, autoridades nacionais de saúde e serviços de sangue nacionais, que devem fornecer recursos adequados e estabelecer sistemas e infra-estruturas para aumentar a recolha de sangue, seja dos dadores já existentes, seja de novos dadores. É, também, importante que um dos focos seja o da prestação de cuidados de qualidade a todos os dadores e a promoção de um uso clínico e adequado do sangue”, alerta o presidente da FEPODABES.

Na recolha realizada nas instalações de O MIRANTE, em Santarém, na manhã de quinta-feira, 13 de Junho, houve 51 inscrições das quais 17 foram dádivas pela primeira vez. A recolha de sangue é promovida pelo jornal com o grupo de Dadores de Sangue de Pernes, em parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo