Sociedade | 21-06-2019 15:00

Câmara de Santarém volta a rejeitar novas competências a delegar pelo Governo

Município mantém essa posição enquanto não for conhecido pacote financeiro a transferir pelo Governo para suportar as novas responsabilidades em áreas como a Educação e a Saúde.

A Câmara de Santarém decidiu rejeitar todas as delegações de competências propostas pelo Governo, com excepção das de âmbito intermunicipal relativas a projectos financiados por fundos europeus e programas de captação de investimento.

Aprovada com os votos favoráveis da maioria social-democrata e a abstenção da oposição socialista, a rejeição é justificada com o facto de o Governo não ter ainda aprovado os envelopes financeiros com a identificação das verbas por áreas de competências a transferir e por não ter inscrito no Orçamento do Estado para este ano os recursos financeiros a atribuir às autarquias para a prossecução das novas competências, “cujos montantes deveriam constar do Fundo de Financiamento da Descentralização”.

A rejeição é extensiva ao ano de 2020, admitindo a Câmara de Santarém, liderada por Ricardo Gonçalves (PSD), rever a sua posição caso durante este ano ou no próximo sejam “clarificadas as reais condições” para concretização das transferências e seja publicada a legislação correspondente, nomeadamente, com “indicação clara dos recursos a atribuir”.

Assim, o executivo escalabitano rejeitou a transferência de competências nos domínios das vias de comunicação, autorização de jogos de fortuna ou azar, praias fluviais, estacionamento público, património imobiliário público sem utilização, habitação, estruturas de atendimento aos cidadãos, apoio aos bombeiros voluntários, justiça, cultura, saúde animal e proteção dos alimentos, transporte turístico em vias navegáveis interiores, áreas urbanas de desenvolvimento turístico e económico, educação e saúde.

No caso da educação, foi referida uma estimativa elaborada no âmbito do Conselho Municipal de Educação que aponta para um défice actual da ordem de um milhão de euros decorrente da delegação de competências nesta área aceite em 2009, uma vez que o município tem sido obrigado a assumir gastos com pessoal que o acordo não cobre.

Esse estudo indica ainda uma estimativa da ordem dos cinco milhões de euros para intervenções identificadas como necessárias nos edifícios escolares que ficariam sob a responsabilidade do município.

Estas “contas”, que o líder da bancada socialista afirmou até “pecarem por defeito”, levaram a que os eleitos do PS se abstivessem, lamentando Rui Barreiro que o município rejeite as novas competências, mas percebendo as dificuldades que se colocam à gestão dos equipamentos das áreas da educação e da saúde.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo