Sociedade | 05-10-2019 10:00

Grémio Povoense celebra 130 anos mais dinâmico do que nunca

Grémio Povoense celebra 130 anos mais dinâmico do que nunca
ANIVERSÁRIO

Cerimónia marcou também o arranque da sexta edição do Festeg.

Cento e trinta anos depois da sua fundação, o Grémio Dramático Povoense, a principal associação de cultura da Póvoa de Santa Iria e do concelho de Vila Franca de Xira, está mais jovem do que nunca, com uma grande dinâmica e em crescimento. Assinalou o aniversário na noite de 26 de Setembro perante um auditório cheio e que deu também o mote para o arranque da sexta edição do Festeg – Festival de Teatro do Grémio, que decorre até 10 de Novembro.

“Em rigor, o aniversário do Grémio é a 19 de Agosto mas nessa altura nunca está ninguém na Póvoa”, brincou o presidente da colectividade, Jorge Feliciano, no discurso onde salientou a paixão, empenho e partilha de emoções de todos os que, diariamente, fazem o Grémio pulsar de cultura. “Somos a colectividade mais velha da cidade mas não estamos velhos, pelo contrário, estamos mais jovens do que nunca”, afirmou.

Focada essencialmente no teatro e com outras secções como o grupo de música popular Flor de Chá e actividades desportivas, o Grémio afirmou-se como o motor cultural de uma cidade nascida às portas de Lisboa. Desde 2014 que funciona num novo auditório, o espaço cultural Fernando Augusto. “Este é um espaço com muitos custos associados e no início, quando nos deram o auditório, tivemos alguns receios que se revelaram infundados. Lamentamos é que seja tão pequeno”, notou o dirigente.

Desde que abriu portas, o espaço cultural Fernando Augusto já teve em palco 103 representações, das quais 38 da autoria do grupo de teatro da casa. Do total de representações 72 tiveram lotação esgotada. A ambição dos dirigentes é chegar aos 10 mil espectadores no final desta sexta edição do Festeg.

Páteo Aníbal Faustino

Junto à sede do Grémio vai nascer um novo pátio para usufruto da comunidade, um projecto que ocupa os terrenos da associação e que foi o vencedor, há dois anos, do orçamento participativo municipal. O projecto está pronto e as obras arrancarão em breve. Vai chamar-se Páteo Aníbal Faustino, em homenagem àquele nome grande da cultura na Póvoa de Santa Iria.

A cerimónia de aniversário serviu também para distinguir três associados com mais de 50 anos de quota paga ao Grémio: Vicente Generoso, Aníbal Santos e Adriano Pinhal. O fadista Hélder Moutinho fechou a noite.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo