Arquivo | 30-01-2013 10:29

Turismo no Alentejo não depende do aeroporto de Beja, garante dirigente

O turismo no Alentejo "não está à espera" do aeroporto de Beja, garante o vice-presidente da agência de promoção regional, Vítor Silva, apontando o aumento de turistas britânicos em 2012 como exemplo.Nos primeiros onze meses do ano passado, o número de dormidas de britânicos no Alentejo cresceu 59,1%, mais do dobro do crescimento (28,8%) de 2011, ano em que Beja recebeu 22 voos comerciais com origem em Londres.Em 2012, o operador Sunvil Discovery optou por fazer uma parceria com a TAP para garantir lugares em dois voos semanais para Lisboa, fazendo depois o transporte até ao Alentejo por meio rodoviário.Também o co-fundador da Sunvil, Noel Josephides, está satisfeito com a alternativa que se encontrou aos voos para Beja, que é também mais barata.Além do preço elevado das taxas aeroportuárias, que tornavam aquele "o aeroporto mais caro de Portugal", a operadora turística deparou-se também com a dificuldade em encontrar disponíveis aviões "charter" de grande dimensão.Viajar por Lisboa, admitiu Noel Josephides à Lusa, "não tem o mesmo charme que aterrar no meio do Alentejo, mas há mais flexibilidade em termos de duração de estadia".Vítor Silva está convencido de que "a utilização principal do aeroporto de Beja e aquela que o rentabilizará é de natureza industrial".Mas, "já que lá está, também pode transportar pessoas", dando conta do interesse de várias transportadoras em usar aquela aerogare.Actualmente, o Reino Unido é o segundo principal emissor de turistas estrangeiros para a região, tendo ultrapassado em dois anos a Alemanha, Holanda, França e Brasil, embora continue a ser superado pela Espanha."Não temos problemas de acessibilidade aeroportuária", garantiu Vítor Silva, lembrando que a viagem da capital portuguesa para Évora, onde estão algumas das principais unidades hoteleiras e das atracções turísticas, se faz em cerca de uma hora e quinze minutos.Porém, Vítor Silva acredita que "ainda há uma margem muito grande de progressão", pelo que a Entidade Regional de Turismo do Alentejo está a fazer acções de promoção junto de jornalistas e operadores de turismo britânicos.Além de uma apresentação realizada na terça-feira à noite na embaixada de Portugal, em Londres, há mais duas acções programadas para Fevereiro, uma em Manchester e outra novamente na capital britânica.Para Matthew Wilcox, jornalista da revista Bonhams, que pertence à leiloeira com o mesmo nome, o Alentejo tem potencial para atrair mais britânicos, por ser "pouco desenvolvido, no sentido positivo", vincou.Da visita que fez em Outubro passado, ficou impressionado com a "beleza da paisagem", o vinho e a gastronomia e o "orgulho das pessoas", retendo uma "sensação de descoberta", que diz poder agradar a britânicos interessados numa alternativa ao Algarve.

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