Crónicas do Brasil | 29-01-2021 10:53

Saber e acreditar que se sabe

A Casa Branca mudou de presidente e nas paredes da casa de trabalha de Joe Biden podem vêr-se estadistas por natureza, que buscaram a união e progresso dos povos com suas ações, foram os bons exemplos de homens que construíram nação americana. Dessa forma Biden mostra suas crenças e valores, se utilizando de figuras importantes do passado.

O Presidente Joe Biden trocou a decoração de sua sala de trabalho; o chamado salão oval na casa Branca, onde se encontra a mesa batizada de Resolute Desk, feita da madeira de um navio britânico do século 19, o HMS Resolute. Foi presente da rainha Vitória ao ex-presidente Rutherford Hayes em 1880.

Biden retirou da parede o retrato de Andrew Jackson, ex-presidente americano, que estimulou o massacre de índios em 1814, mas que Trump decidiu utilizar como modelo de líder. No lugar desse quadro Biden colocou o de Benjamin Franklin, um dos pais fundadores dos EUA, e que também realizou descobertas sobre eletricidade. Atrás da Resolute Desktop, o novo presidente colocou um busto de César Chávez, sindicalista de origem latina, que lutou por melhores condições de trabalho dos trabalhadores agrícolas da Califórnia. Também depositou em sua sala, o busto do ex-procurador geral Robert Kennedy, que defendeu o avanço dos direitos civis e combateu a máfia.

Todas as escolhas trazem consigo exemplos de bons homens, e estadistas por natureza, que buscaram a união e progresso dos povos com suas ações, foram os bons exemplos de homens que construíram aquela nação. Dessa forma Biden mostra suas crenças e valores, se utilizando de figuras importantes do passado Americano.

Aqui em nosso território latino, alguns prefeitos e governadores, furaram a fila da vacina. Alegaram que seria um bom motivo para incentivar a população procurar os postos de saúde. É claro que não seria necessária à picadinha, para estimular o povo a crer na vacina, um bom discurso em rádios ao vivo, promoveria uma chamada honesta. Mas também houve roubo de lote de vacinas a caminho da população, pra completar o serviço. Lá no Iraque, alguns fiéis dentro de mesquitas, estão sendo informados de que não devem temer o vírus, desde que sigam a Deus. Como coisa que o todo poderoso, teria o antivírus para realizar imunidade coletiva através dos céus.

Esses maus exemplos em épocas de guerra contra doenças, servem para comunicar a população, que ela está por sua própria conta e risco, e salve-se quem puder dessa maratona de mortes.

Esse tipo de atitude, se enquadra no conceito psicológico chamado Pós-verdade, que resumidamente é algo que parece ser verdade, mas não é, e acaba por ser mais importante, que a própria verdade, tamanha ênfase dada por seus interlocutores.

Poderíamos chamar de falta de ética e respeito ao próximo. O filósofo Sócrates tornou-se renomado no campo da ética, e nos deixou reflexões pra pensar em circunstâncias difíceis, como nessa pandemia, onde esperávamos que aflorassem mais homens de boa fé, e atos de benevolência, ao invés de egoístas irresponsáveis.

"Há uma diferença muito grande em saber e acreditar que se sabe. Saber é ciência, acreditar que se sabe é ignorância. Mas cuidado, saber mal, não é ciência, pode ser muito pior que ignorar" (Sócrates).

Raul Tartarotti
Eng. Biomédico / cronista
Porto Alegre-RS / Brasil
Instagram @raultarr

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo