Covid-19 | 01-04-2020 18:00

Ourém oferece 6.900 máscaras a bombeiros e a IPSS do concelho

Município aprovou também um conjunto de medidas de apoio a famílias e empresas.

A Câmara de Ourém vai entregar 6.900 máscaras às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e aos corpos de bombeiros do concelho, tendo aprovado na reunião do executivo um conjunto de medidas de apoio a famílias e empresas.

O presidente da câmara, Luís Albuquerque (PSD), revelou que, após ter sido feito o levantamento das necessidades de equipamentos de proteção individual, a autarquia vai entregar 6.000 máscaras às IPSS e 900 aos corpos de bombeiros do concelho de Ourém.

Numa conferência 'online' com os jornalistas, após a reunião de executivo, Luís Albuquerque anunciou ainda um conjunto de medidas de apoio a IPSS, às famílias e às empresas, para fazer face à pandemia da Covid-19, num investimento de cerca de 1,1 milhões de euros.

O município vai beneficiar as famílias e empresas com uma redução de 50 ou 100%, de acordo com os casos, nas taxas fixas da água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, nos próximos dois meses, medida que pode ser prolongada no tempo, "caso haja necessidade".

"As medidas destinam-se apenas a quem, por circunstância da pandemia, viu os seus rendimentos diminuírem ou empresas que fecharam portas. Não faz sentido atribuir este benefício a quem não saiu prejudicado com a situação que se está a viver e mantém o seu salário", justificou Luís Albuquerque.

Os comerciantes também beneficiarão com a isenção de algumas taxas, nomeadamente de esplanadas e publicidade.

A câmara revelou ainda que fez o levantamento das necessidades informáticas dos alunos do concelho para se preparar para o 3.º período.

"Ainda não sabemos como vai ser o 3.º período, mas receber as aulas em casa é uma possibilidade e o município poderá entregar 'tablets' às crianças que não tenham ferramentas informáticas, garantindo o acesso de todos os alunos a esses equipamentos", adiantou Luís Albuquerque, sublinhando que, assim, todos poderão estar em "igualdade" para assistirem às aulas 'online'.

Revelando que o impacto do encerramento de estabelecimentos ronda os 90% em Fátima, o presidente apelou ao Governo para que tenha "atenção à especificidade" desta freguesia.

"Fátima vive do turismo. É um ponto de empregabilidade não só do concelho, como da região. Muita gente vive à custa de Fátima. Estamos a viver esta situação com muita preocupação. Apelo ao governo que tenha sensibilidade e, se quer manter os postos de trabalho, as medidas têm de ser fortes", afirmou.

Foi ainda anunciada a constituição de uma bolsa de voluntariado, "para o caso de haver necessidade de recrutar pessoas", sobretudo no apoio social.

O autarca revelou que o concelho tem diagnosticados seis casos de infeção pelo novo coronavírus: três encontram-se internados e os restantes recuperam em casa, mas "não há nenhuma situação clínica complicada".

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo