Covid-19 | 01-06-2020 15:35

Santarém tem o dobro dos lares ilegais que se estimava

Num lar sem licença em Casével foram registados esta semana 26 casos de Covid-19. No concelho apurou-se que existem 42 lares de idosos ilegais.

O concelho de Santarém tem 42 “lares não legais”, o dobro do que se imaginava, segundo revela o presidente do município, Ricardo Gonçalves. A conclusão tem por base o levantamento feito pela protecção civil municipal. As vistorias aos lares de idosos ilegais vai prosseguir até ao final do mês, não havendo ainda dados sobre o total de idosos que estão nestes alojamentos.


Só num lar ilegal na União de Freguesias de Casével e Vaqueiros foram realizados na segunda-feira testes da Covid-19 a 19 utentes e a nove funcionários, tendo todos os utentes testado positivo, assim como seis funcionários. Isto depois de dois idosos terem testado positivo no hospital, onde foram por outros motivos de saúde. Desde Abril que nos 21 concelhos do distrito de Santarém tem estado a ser feito o levantamento de todas as estruturas de acolhimento para pessoas idosas que não estão referenciadas pela Segurança Social. Já foram identificados 130 a funcionarem ilegalmente. Admitindo que algumas das estruturas possam vir a ter condições para a legalização, Ricardo Gonçalves afirmou que, noutras situações, se procurará um regresso às famílias. Mas realça que a situação deixa clara a ausência de respostas para esta população e leva a questionar se o Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) é “ambicioso” como anunciado ou se é “insuficiente para as necessidades.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo