Covid-19 | 28-05-2020 19:39

CHMT é uma referência nos testes à Covid-19

CHMT é uma referência nos testes à Covid-19

O Hospital de Tomar, unidade de saúde que pertence ao CHMT, tem um laboratório de análise de testes à Covid-19 diferenciado e com muita qualidade. Desde o princípio de Março, o CHMT já realizou mais de 7.500 testes.

O Hospital de Tomar é um dos poucos hospitais do país que trabalha de forma autónoma na realização de testes à Covid-19 e que tem capacidade para a realização de testes rápidos a esta doença. Na manhã desta quinta-feira, 28 de Maio, a administração do Centro Hospital do Médio Tejo (CHMT) esteve com Anabela Freitas, presidente da câmara municipal de Tomar, a visitar o laboratório do Serviço de Patologia Clínica instalado na unidade hospitalar.

O CHMT recolhe amostras em toda a área do médio tejo. As amostras são posteriormente enviadas para um laboratório no Hospital de Tomar que está altamente diferenciado para dar respostas à doença da Covid-19. Carlos Cortes é um dos médicos que coordena as respostas dadas a esta doença. “As respostas são dadas de duas formas. Através da biologia molecular clássica e através de biologia molecular rápida, os chamados testes rápidos". Os testes rápidos são importantes e tão fiáveis como os testes normais mas têm um custo mais elevado, explica. Desde o princípio do mês de Março e até aos dias de hoje, o CHMT realizou mais de 7500 testes ao novo coronavírus.

Os doentes ou casos suspeitos recebem os resultados dos testes em casa ou através do portal do utente. O que não pode acontecer é dar-se a informação por chamada telefónica, uma vez que se tem de garantir a protecção dos dados das pessoas. Só em caso de positividade é que esta regra pode ser quebrada porque é preciso fazer um aconselhamento ao doente infectado.

No final da visita, o presidente do conselho de administração do CHMT, Carlos Andrade, fez um repto a todos os utentes do centro hospitalar. “Não tenham medo de vir ao hospital. Não abandonem a saúde. Ir ao hospital é mais seguro do que ir ao supermercado”, afirma.

Anabela Freitas, confessa-se muito satisfeita com o trabalho que está a ser feito nesta unidade hospitalar, e refere que o CHMT está bem encaminhado para continuar a responder adequadamente a todos os utentes. “Há muitos anos que se ouve dizer que o Hospital de Tomar vai fechar. Hoje provou-se o contrário. Estamos a investir na saúde”, conclui.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo