Covid-19 | 31-05-2020 13:41

Azambuja vai ser incluída nas medidas para a Área Metropolitana de Lisboa

Governo recua na decisão e passa a incluir Azambuja nas medidas excepcionais para a Área Metropolitana de Lisboa onde se inclui a massificação de testes nas empresas de logística.

O Governo vai incluir o concelho de Azambuja nas medidas específicas para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) decididas a 29 de Maio, em Conselho de Ministros. A decisão foi anunciada pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, que é o responsável pela gestão da crise gerada pela Covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Apesar de um dos focos de contágio nessa região ser a plataforma logística da Azambuja, este concelho não estaria abrangido pelas medidas de adiamento de abertura de espaços comerciais acima de 400 metros quadrados e de maior fiscalização decididas pelo Governo, uma vez que este concelho pertence à Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e não à AML.

Por esse motivo, o presidente do município, Luís de Sousa (PS) pediu que o seu concelho fosse incluído nas medidas. Também o PSD de Azambuja, liderado por Rui Corça, também vereador na câmara municipal considera que as medidas seriam “desajustadas e ineficazes” com Azambuja de fora, defendendo que os testes em massa devem ser feitos a todos os trabalhadores das empresas de logística e a toda a população residente no concelho.

Com esta alteração, afirmou Duarte Cordeiro, Azambuja passa a estar incluída nas medidas de reforço da vigilância epidemiológica, com realização de mais testes à Covid-19. No entanto, regras como adiamento da abertura de centros comerciais e lojas do cidadão não se aplicam neste concelho.

“Vamos incluir Azambuja nos testes que vamos realizar nos em sectores como o trabalho temporário e obras de construção civil de alguma dimensão”, garante Duarte Cordeiro, avançando que a testagem na plataforma logística “vai ser das primeiras iniciativas” nesta fase.

Quando o número de casos de infecção pelo novo coronavírus disparou nas empresas logísticas de Azambuja, Sonae e Avipronto, recorde-se que tanto o Governo como a Direcção-Geral de Saúde (DGS) os testes em massa, assim como o cerco sanitário foram rejeitados.

A plataforma logística de Azambuja tem cerca de 230 empresas, onde operam 8.500 trabalhadores.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo