Covid-19 | 11-09-2020 10:36

Funcionários e utentes de lar do Cartaxo fazem hoje testes à Covid-19

Decisão tomada após uma funcionária da Casa de Santa Cruz ter testado positivo ao coronavírus.

Todos os funcionários e utentes da Casa de Santa Cruz, uma residência para idosos pertencente à Misericórdia do Cartaxo, vão ser testados à Covid-19 na manhã desta sexta-feira, 11 de Setembro, após uma funcionária do lar ter testado positivo na quinta-feira.

Os testes vão ser feitos nas instalações da instituição por uma equipa do Centro Hospitalar do Médio Tejo com o apoio logístico dos serviços municipais de protecção civil. Espera-se que haja resultados ainda durante o dia de hoje, segundo divulga o município do Cartaxo em comunicado.

Após receber informação da Santa Casa de Misericórdia do Cartaxo sobre esse caso de Covid-19, o presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, convocou nessa quinta-feira, 10 de Setembro, uma reunião de Protecção Civil com carácter de urgência que decorreu no Auditório Municipal da Quinta das Pratas.

Segundo o mesmo comunicado, nessa reunião o provedor da Misericórdia do Cartaxo, Jorge Nogueira, sublinhou que, após conhecimento do caso, a instituição reforçou, de imediato, todas as medidas de protecção e higienização previstas no seu Plano de Contingência, estando os utentes - até conhecimento dos resultados dos testes - confinados aos seus respectivos quartos.

O director da Segurança Social, Renato Bento, recordou que a Equipa Multidisciplinar criada para monitorizar, em tempo de pandemia, os planos de contingência dos lares de idosos esteve recentemente nas instalações da Casa de Santa Cruz. Os técnicos constataram “que todas as orientações, quer da Direcção Geral de Saúde (DGS), quer todas as medidas previstas no Plano de Contingência do equipamento, estavam a ser cumpridas na íntegra”, lê-se na mesma informação.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo está confiante que este seja um caso isolado, pois “a Santa Casa do Cartaxo tem feito um enorme esforço para conter a propagação deste novo coronavírus nas nossas unidades e estamos, por isso, confiantes de que os resultados dos testes a serem realizados refletirão o imenso trabalho e empenho de todos os funcionários ao longo dos últimos meses”. Até à data não foram identificados sintomas em nenhum outro funcionário ou utente da Casa de Santa Cruz.

O presidente da Câmara do Cartaxo, manifestou solidariedade e reconhecimento ao trabalho que tem sido desenvolvido pela Misericórdia do Cartaxo e salientou que “a Santa Casa tem sido absolutamente rigorosa na adopção de procedimentos de prevenção à Covid-19”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo