Covid-19 | 19-11-2020 09:53

Centro Hospitalar Médio Tejo suspende férias a todos os profissionais

Medida está em vigor até 31 de Janeiro de 2021 em virtude dos condicionalismos hospitalares e de saúde pública.

O conselho de administração (CA) do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) suspendeu temporariamente as férias aos cerca de dois mil profissionais, uma medida válida até 31 de Janeiro de 2021 e que entrou em vigor no dia 18 de Novembro.

Em comunicado, o CHMT, que abarca as unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, afirma ser "absolutamente indispensável e essencial, no particular momento em que nos encontramos, proceder à adopção de uma medida de carácter excepcional e temporária de suspensão do gozo de férias", medida tomada "no âmbito da situação actual de Estado de Emergência e em virtude dos condicionalismos hospitalares e de saúde pública".

A medida, igualmente transmitida aos profissionais de saúde através de uma Circular Normativa, é justificada "pelo Despacho n.º 10921/2020, de 3 de Novembro, da ministra da Saúde" e à necessária "prontidão integral de toda a capacidade e de todos os recursos existentes no Serviço Nacional de Saúde, na lógica em que este constitui uma única rede de prestação de cuidados à globalidade da população residente em território nacional".

Nesse sentido, segundo o CHMT, esta "medida excepcional" surge no sentido de "adequar os meios humanos necessários para fazer face às especificidades estruturais e assistenciais que se consideram fundamentais", tendo em conta "o aumento do número de infecções decorrentes do surto pandémico do vírus SARS-CoV-2" e ao "número de óbitos".

No CHMT, os dados de 18 de Novembro indicavam que, das 86 camas disponíveis para doentes Covid-19, 72 estavam ocupadas. Dessas, 69 por pessoas internadas em enfermaria e três na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). Em situação limite, o CHMT pode ir até às 197 camas para doentes covid-19.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo