Covid-19 | 23-02-2021 10:17

Hospital de Santarém reconverte camas Covid para outros pacientes

Hospital de Santarém reconverte camas Covid para outros pacientes

Unidade de saúde adiantou também que vai retomar, em 1 de Março, o serviço de hospitalização domiciliária, suspenso desde Janeiro.

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) já reconverteu algumas das enfermarias dedicadas a doentes com Covid-19 em espaços para pacientes com outras patologias, na sequência da descida do número de casos de infecção.

Numa resposta escrita enviada à agência Lusa, o HDS informou na segunda-feira, 22 de Fevereiro, que reduziu o número de camas em enfermaria para doentes com Covid-19, passando de 164 para 103, "de modo a dar resposta à procura crescente de doentes não Covid".

O HDS adianta também que vai retomar, em 1 de Março, o serviço de hospitalização domiciliária, suspenso desde janeiro.

"Apesar da necessidade de dar resposta à afluência de doentes Covid nos últimos meses, o HDS nunca parou na totalidade a sua actividade programada, nomeadamente em relação ao tratamento de doentes oncológicos, cardíacos, de dermatologia e oftalmologia", é salientado na mesma informação.

O hospital continuou, igualmente, "a tratar todos os doentes prioritários e emergentes de todas as especialidades", é referido. Ainda assim, o HDS admite que "muitos dos recursos humanos foram canalizados para o tratamento de doentes Covid, o que não permitiu a optimização na realização de todas as cirurgias e consultas no tempo mais adequado".

Por isso, foi delineada, "à semelhança do que já se tinha realizado entre Setembro e Novembro do ano passado, com bons resultados, uma estratégia de recuperação das listas de espera cirúrgicas e de consultas", esperando-se "o cumprimento dos tempos de espera definidos para cirurgia (12 meses) e consulta (nove meses)".

Excpetuam-se deste objectivo "duas das especialidades mais críticas a nível nacional e também no HDS": consulta de dermatologia e cirurgias de ortopedia, acrescenta o hospital de Santarém.

O HDS registava na segunda-feira 71 doentes internados em enfermaria Covid, dispondo de um total de 103 camas, e nove em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). Há, assim, oito camas disponíveis em UCI. "A percentagem de internamentos Covid face à actividade total do hospital é de 23%", lê-se ainda na nota.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo