Covid-19 | 20-04-2021 12:30

Sem cuidado Vila Franca de Xira arrisca recuar no desconfinamento

Sem cuidado Vila Franca de Xira arrisca recuar no desconfinamento
SOCIEDADE

Presidente da câmara apela à população para que cumpra as regras e não facilite. Concelho é um dos que ficou em alerta e corre o risco de recuar no processo de desconfinamento.

O concelho de Vila Franca de Xira integra um leque de sete concelhos do país acima do patamar de risco de infecção da Covid-19 e por isso está em situação de alerta, podendo vir a ser um dos que irá recuar no processo de desconfinamento por ter 120 novos casos por 100 mil habitantes.

A situação preocupa o presidente da câmara municipal, Alberto Mesquita, que apela à população para cumprir escrupulosamente as regras de saúde pública, usar a máscara nos espaços públicos, higienizar as mãos sempre que possível e evitar convívios acima do número de pessoas fixado pelas entidades de saúde. “Apelamos à população para que cumpra com as regras e tenha em consideração as exigências sanitárias”, apelou o autarca na sexta-feira, 16 de Abril, à margem de uma cerimónia.

“Estávamos bem e de repente ultrapassámos os 120 casos porque tivemos dois surtos em escolas, o que alterou tudo isto. É algo que pode acontecer em qualquer município. Mas agora reabriu o secundário e não sei o que vai acontecer”, avisa.

O autarca também defende que o modelo matemático usado para calcular o nível de risco deve ser revisto e promete que o município ribatejano continuará a trabalhar com as autoridades de saúde para minimizar situações de risco, nomeadamente através do reforço da testagem no apoio à vacinação em curso.

“Se as pessoas não tiverem cuidado não vai ser fácil. As escolas têm de abrir mas podem ser factores de maior dificuldade. Todas as terças feiras a comissão da protecção civil reune-se e é transmitido às forças policiais a necessidade de reforço da vigilância policial em cafés e esplanadas. Mas quando as pessoas não ajudam e não cumprem as regras é difícil”, lamenta.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo