Covid-19 | 27-11-2021 15:00

Covid-19: três em cada 10 mulheres adiaram maternidade devido à pandemia

Covid-19: três em cada 10 mulheres adiaram maternidade devido à pandemia
FOTO ILUSTRATIVA - FOTO DR

Inquérito europeu envolveu 10 países para avaliar as percepções sobre a saúde após dois anos de Covid.

Três em cada 10 mulheres portuguesas adiaram a maternidade por causa da pandemia, revela um inquérito europeu e que envolveu 10 países para avaliar as percepções sobre a saúde após dois anos de Covid.

O estudo também conclui que o stress e a ansiedade foram sentimentos que afectaram quase metade dos inquiridos nacionais e que os portugueses são os que menos consideram o seu estado de saúde físico como “bom” ou “muito bom”.

O estudo ‘Merck survey: Europeans perception of health two years after the start of Covid 19’ foi realizado junto de pessoas com idades entre os 18 e os 65 anos residentes na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Suíça, através de uma abordagem CAWI (entrevistas realizadas através da Internet).

A amostra nacional foi de 600 pessoas e as entrevistas decorreram entre 31 de Agosto a 8 de Setembro de 2021.

As conclusões do estudo, divulgadas em comunicado, revelam que 29% das mulheres portuguesas com menos de 44 anos admitiram ter adiado os seus planos de maternidade por causa da pandemia.

Apontam também que apenas 22% da população portuguesa disse pretender realizar mais tratamentos de fertilidade durante a pandemia, sendo a faixa etária acima dos 45 anos o grupo que mais considerou esta possibilidade.

Os problemas psicológicos (33%) são uma das principais consequências da pandemia indicadas pelos portugueses, valor ligeiramente acima da média europeia (30%), e que se faz acompanhar pela dificuldade em cumprir as responsabilidades familiares e laborais (27%, igual a média europeia).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo