Covid-19 | 04-12-2021 21:00

Covid-19: farmácias e laboratórios sem mãos a medir para responder à corrida aos testes

Covid-19: farmácias e laboratórios sem mãos a medir para responder à corrida aos testes
FOTO ILUSTRATIVA - FOTO DR

Farmácias e laboratórios estão sem mãos a medir para responder à procura por parte da população do rastreio à Covid-19, tendo alguns duplicado o número de testes realizados diariamente.

Farmácias e laboratórios estão sem mãos a medir para responder à procura por parte da população do rastreio à Covid-19, tendo alguns duplicado o número de testes realizados diariamente, desde 1 de Dezembro quando entraram em vigor as novas medidas.

Cerca da 08h00, a fila já era longa à porta da farmácia União, na Estrada de Benfica, em Lisboa, que está a funcionar em regime ‘casa aberta’, conforme indica um pequeno cartaz colocado à porta com a informação “Testes à Covid-19. Aguarde pela sua vez”.

Desde que foram conhecidas as novas medidas para conter a propagação do vírus SARS-CoV-2, como a obrigatoriedades de apresentar um teste negativo, mesmo para pessoas vacinadas, para viajar, entrar em lares e grandes eventos culturais ou desportivos, tem sido “um caos na farmácia”, contou o seu responsável, António Monteiro.

“Tem sido o caos desde que foram conhecidas as novas medidas (…). As pessoas já por antecipação foram acorrendo à farmácia com mais assiduidade para fazer a testagem, uma situação que começou nos últimos dias de novembro”, disse António Monteiro.

Os últimos dias têm sido marcados por longas filas à porta da farmácia que está a realizar diariamente 200 testes rápidos de antigénio (TRAg), com uma taxa de positividade a rondar os 3%, 4%, dentro da “média nacional”.

Isto porque, além da testagem, a farmácia continua a atender “todos os utentes com as suas doenças crónicas” e está a decorrer a vacinação contra a gripe, elucidou, notando que também há limitações ao número de pessoas que podem estar dentro do estabelecimento por questões de segurança.

A afluência aos laboratórios de análises clínicas Germano de Sousa também aumentou desde a passada semana, com dezenas de pessoas a aguardar esta sexta-feira de manhã no Centro de Medicina Laboratorial, em Lisboa, para realizar o teste.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo