A Palavra dos Leitores | 18-08-2021 14:07

Mexa-se... pela sua saúde

Conselhos para se manter em forma durante o verão e aproveitar o tempo que faz a diferença nas nossas vidas.

Nas férias queremos, como diz o povo, e bem, sopas e descanso! Mais descanso que sopas que está muito calor!

Queremos gozar a nossa liberdade para fazer exatamente nada! Foi para isso que trabalhámos todo o ano e as férias são, por isso, mais que merecidas. E se forem de pulseira com “tudo-incluído”, tanto melhor. Direito a sesta na espreguiçadeira, bola de Berlim em modo paxá, colchão a boiar na água, rebolar pelo sofá, mantermo-nos longe da confusão e criarmos os nossos próprios santuários do descanso e deleite – o churrasco privado extensível ao núcleo duro de amigos, a piscina ou mangueirada no quintal para refrescar, o frigorífico armazenado de bebidas refrescantes para todo o verão!

Debaixo deste reinado da moléstia de férias, onde sobra tempo para fazer exercício? Os mais sensíveis entram em modo autopunição com receio de terem desperdiçado em 15 dias os últimos 90 de exercício árduo de crossfit em ginásio, mas na realidade o nosso corpo é sábio e ponderado. Por mais excessos que cometamos em 15 dias de férias, os efeitos do exercício físico, feito durante todo o ano, ficam registados no nosso corpo e, quando regressarmos à atividade física habitual, recupera. Há claro uma série de atividades físicas próprias desta altura do ano que sugiro experimentarem, não só para libertarem o ócio como partilharem, em família, momentos de pura diversão e criação de memórias felizes com a pequenada e amigos!

IDA À PISCINA E ESCORREGAS AQUÁTICOS!

É sempre um programa de sucesso garantido que os miúdos adoram e não esquecem. Os graúdos também!

ESCORREGAS DE ÁGUA NO MAR

Algumas praias têm plataformas com insufláveis e escorregas de água que são uma experiência diferente e divertida.

BANANAS, MOTAS DE ÁGUA E GAIVOTAS!

Bastante diferentes entre si, o último obriga a mais força na perna, mas todos super divertidos.

AULA DE BODYBOARD, SURF OU PADDLE SURF

Surfista por um dia é sempre um programa cool de férias. Entre pais e filhos, ou primos e amigos, concorrer pelo maior número de ondas ou maior duração em pé na prancha é um bom passatempo!

WINDSURF, KYTESURF OU SLINGSURF

Para os que têm mais preparação física, usar a nortada da nossa costa para momentos de pura adrenalina extra é um must.

FUTEBOL, VÓLEI, RAQUETES, DISCO E SPIKEBALL

Para os que não conseguem abdicar de muito movimento temos desde os clássicos – futebolada na maré baixa, vólei e disco ou horas raquetes na praia, até ao desporto de praia da moda o spikeball, que é um misto de todos.

CANOAGEM E RAFTING

Dar à pagaia no mar ou em praias fluviais, ou aproveitar a beleza das águas rápidas dos nossos rios, mais a norte, vale a pena experimentar.

PASSEIOS E TRACKING

Caminhadas ao ar livre, à descoberta ou em trilhos específicos, em atividades de orientação ou simplesmente a apreciar, prometem verdadeiros encontros com a natureza.

NADAR

No mar, no rio, em praias ou praias fluviais, piscina, piscinas naturais, em estilo ou a observar peixes e corais em mergulho, mexer é a palavra de ordem.

PASSEIOS A CAVALO OU BICICLETA

A oferta para passeios próximos da praia e aluguer de equipamento é imensa. É aproveitar trilhos e paisagens de cortar a respiração.

DANÇAR

Em casa, por favor não o faça na praia, ligue a coluna no máximo com as suas músicas preferidas e dance sozinho ou arraste a sua família, para a sua pista de dança privada.

PESCAR

Pode não ser a atividade mais mexida, mas obriga a simbiose com a natureza, paciência, alguma concentração e momentos ímpares em família, sobretudo se levar peixe para almoçar!

PASSEIOS DE BARCO

Seja para ver grutas, golfinhos ou roazes, sentir a maresia ou arrastar a família de skys, é um programa divertido.

OBSERVAR ESTRELAS CADENTES!

Pode ser um excelente motivo para um piquenique noturno em família, e as noites de agosto prometem sempre chuvas de estrelas que são o melhor motivo para ir, e para guardar memórias de um verão concorrido de atividades!

Filipa Taxa Araújo
Coach de Nutrição Integrativa

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo