A Palavra dos Leitores | 23-09-2021 14:49

O Regresso às Aulas, lanches e lancheiras

O Regresso às Aulas, lanches e lancheiras

O regresso às rotinas e às aulas traz, para muitos Pais, a ansiedade da preparação de lanches para os filhos. O que por na lancheira das crianças causa sempre dúvidas.
O mais fácil é procurarmos soluções já embaladas de lanches que, apesar de muito apelativas, tanto para miúdos pelas imensas cores apelativas e sabor intensificado como para graúdos que podem contar com tudo preparado, podem no entanto não ser as mais saudáveis. Não nos obrigam a grandes decisões e trabalho, sabemos que eles gostam, poupamos tempo e dores de cabeça a pensar muito no assunto. Mas o hábito pode causar dependências que passado algum tempo se nota no comportamento das crianças e podem implicar sérios problemas de saúde.
Há um mês, o Governo lançava um despacho sobre a regras de venda de alimentos nos bares das escolas, com uma extensa lista de proibições. Essa lista, quanto a mim, é demasiado punitiva para produtos típicos da nossa gastronomia, com tradições tão vincadas em produtos cárnicos, como pão com chouriço, croquetes, empadas de galinha, rissóis, entre outros. Percebo a intenção e a generalidade da ação pois há definitivamente outros vilões que devem desaparecer destes enquadramentos como batatas fritas, bolachas, bolos e pastelaria, refrigerantes, doces, chocolates.
Desenganem-se os pais, e até professores menos atentos, que não associam o excesso de açúcar presente num, e passo a publicidade, bolicao ou manhazitos versus uma sandes de fiambre e os efeitos que provoca na atenção e saúde dos miúdos.
Mas na realidade, o Despacho n.º 8127/2021 veio trazer-nos uma oportunidade de ouro.
Contribuirmos positivamente em relação ao que os nossos filhos comem, explicando-lhes porque foi tomada esta decisão, e podendo até influenciar em pleno para o seu rendimento escolar ao cozinharmos, ou ensinando-lhes, alternativas mais saudáveis.
A alimentação influencia tudo no nosso corpo e esta chance de comermos mais limpo é de fato preciosa.
As hipóteses são imensas e basta até voltarmos, nós pais, ao tempo em que eramos miúdos e simplificar. Pão fresco com manteiga, queijo ou fiambre e leite era definitivamente o que maior parte de nós comia. Diversificando um pouco podemos enviar lancheiras cheias de sabor e cor também para os nossos filhos fazendo combinações cuidadas e perfeitas:
Hidratos de Carbono: pão, panquecas (receita mais à frente), waffles, batata-doce cozida
Lacticínios: leite simples, iogurtes gregos, iogurtes líquidos, iogurtes vegetais como alternativa
Bebidas: polpa 100% de fruta, sumos feitos em casa
Fruta: sempre da época e agora temos tantas: maçã, pêras, figos, manga, papaia, tangerinas, mirtilos, framboesas, romã, banana, pera-abacate, meloa, melão
Legumes: abóbora, brócolos, couve-flor cozidos (porque não), rabanete, cenoura, pepino, aipo, tomate cherry, pimentos, alface, rúcula
Oleaginosas: amêndoas, nozes, cajus, sementes de girassol, sementes de abóbora
Proteína: ovos, fiambre, queijo, frango, peru, pasta de grão (húmus), bolinhos de grão (falafel)

Temos imensas hipóteses, vou exemplificar algumas, por idades:
2-5 anos: papas de aveia e banana, sumo de polpa de fruta e pedacinhos de frango cozido
6-9 anos: queques de aveia e amoras, iogurte grego com manteiga de amêndoa e granola caseira, espetadas de fruta
10-12 anos: waffle com manteiga de amendoim e mirtilos, tomate cherry e aipo com húmus de beterraba
13-17 anos: tigeladas de ovo com tomate e coentros, fruta aos pedaços, batido de bebida vegetal de aveia com banana congelada

Todas as sugestões são bem simples de fazer, muitas vezes o importante é conjugar visualmente o que se põe nas lancheiras porque definitivamente “os olhos também comem”, muitas cores e texturas, para além de ter presentes os principais grupos alimentares são as premissas fundamentais.
Deixo-vos uma receita, um 3 em 1, que dá para fazer panquecas, waffles ou queques.
Para uma pessoa vai precisar de:
- 1 ovo (escolha, de preferência com classificação 0 ou 1 que significa que é biológico ou de galinhas felizes)
- bebida de aveia
- 1 chávena de mix de farinha de aveia e farinha de arroz
- 1 colher de chá de azeite
- ½ colher de café fermento
- aroma de baunilha q.b
- canela q.b.

Numa taça parta o ovo e bata com vara de arames. Adicione a bebida vegetal na quantidade que perfaça o dobro do volume do ovo na taça e bata novamente. Junte o aroma de baunilha, a canela, o fermento e o azeite e mexa. Adicione, batendo, a farinha até ficar na consistência desejada. Se for para panquecas deixe um pouco mais líquida do que se for para waffles e um pouco mais grossa para queques. Para os queques pode adicionar à massa fruta.
Para as panquecas, aqueça uma frigideira antiaderente, com o lume médio-alto, coloque uma colher de sopa e faça círculos pequenos. Quando a massa ganhar bolhas, vire-as e deixe mais um minuto do outro lado. Controle o lume para não ficarem demasiado douradas.
Para os queques, aqueça o forno previamente a 200º, unte uma forma de queques, coloque a massa e leve ao forno por 10-15 minutos, vigiando para não ficar demasiado cozido.
Os waffles, basta colocar a massa numa máquina ou formas próprias.

Esta receita não demora mais de 3 minutos a preparar e 10 minutos a fazer. Faço-a muitas vezes de manhã e acreditem, é uma ajuda preciosa ao começo do dia dos miúdos da melhor forma.
Desejo a todos um excelente início de novo ano letivo, cheio de conquistas e muita saúde!

Filipa Taxa Araújo

Coach de Nutrição Integrativa

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo