Cultura | 02-02-2018 12:18

“Roque Gameiro – a arte de pintar a vida: a inspiração”

Até 30 de Abril no Museu de Aguarela.

A exposição “Roque Gameiro – a arte de pintar a vida: a inspiração” pode ser vista até 30 de Abril no Museu de Aguarela Roque Gameiro, em Minde, vila do concelho de Alcanena (distrito de Santarém), terra natal do pintor.


“Roque Gameiro partiu, de Minde para Lisboa, aos 10 anos e, no seu horizonte, projectava-se uma carreira na Marinha Portuguesa. Saiu, mas foi ensopado de Minde”, pois “nos olhos, levava a garrida paleta mágica das cores inesquecíveis que o panorama da sua terra lhe ofereceu desde o nascimento”, refere o texto do museu que cita um poeta local para dar o “ponto de partida” para o tema escolhido para a primeira exposição temporária do ano.


“Minderico de alma”, o “mestre da aguarela portuguesa” foi também quem “desenhou e documentou graficamente todos os pormenores que paulatinamente iam desaparecendo da fisionomia da Lisboa que o acolheu quando jovem e que o aplaudiu, de pé, 60 anos depois, como seu cidadão de ouro”, a que “juntou outras tantas paisagens, quase sempre com notas de vida”, de um Portugal “observado, sentido e visto pelo filtro da sua sensibilidade estética e transmitido em livros e jornais para as gerações seguintes”, acrescenta o texto.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo