Cultura | 08-11-2018 15:00

“No Tejo” integra exposição permanente do Museu Carlos Reis em Torres Novas

“No Tejo” integra exposição permanente do Museu Carlos Reis em Torres Novas

O protocolo foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, e pelo CEO do Novo Banco, António Ramalho.

O município de Torres Novas e o Novo Banco assinaram a 28 de Outubro um protocolo com vista à cedência para exposição permanente do Museu Municipal Carlos Reis da obra «No Tejo» de João Reis, pertencente à colecção de pintura do Novo Banco. O protocolo foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, e pelo CEO do Novo Banco, António Ramalho.
João Reis herdou do pai, Carlos Reis, o gosto pela pintura ao ar livre e pela captação espontânea da fugacidade dos efeitos de luz e sombra, valores estéticos que desde finais de oitocentos os pintores naturalistas defendiam.

No seu percurso de pintura ao longo do século XX, João Reis abordou vários géneros de pintura, como o retrato, o nu, os tipos e costumes, a vida quotidiana, a alegoria e a incontornável paisagem da qual faz parte a obra, de 1944, “No Tejo”, onde “uma disposição de manchas de cor de pincelada impressionista, sugere a ondulação do rio, o impalpável do céu entre o azul e o rosa, a atmosfera da neblina, o reflexo dos barcos na superfície da água”, como se lê em comunicado da autarquia torrejana.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo