Cultura | 14-03-2019 10:00

Santarém festeja São José de 15 a 19 de Março

Santarém festeja São José de 15 a 19 de Março

Concertos, tasquinhas, diversões e actividades taurinas são atracções do programa.

O Campo Infante da Câmara e a Casa do Campino são o palco dos festejos, enquanto as celebrações religiosas estão agendadas para a tarde de 19 de Março, feriado municipal, no centro histórico da cidade.

A s Festas de São José estão de regresso a Santarém, entre 15 e 19 de Março, tendo como palco, mais uma vez, o campo Infante da Câmara e a emblemática Casa do Campino. Concertos, mercados tradicionais, romarias, provas desportivas, artesanato, tasquinhas, actividades taurinas e o habitual espaço de diversão para crianças e jovens são atracções do diversificado programa, organizado pela Câmara de Santarém e pela empresa municipal Viver Santarém.

No que toca à música, a artista Blaya é o destaque da primeira noite das festividades, subindo ao palco pelas 22h30. Antes, pelas 18h00, decorre uma homenagem a Celestino Graça, seguida da inauguração das festas com a participação dos Romeiros de São José, campinos e acordeonistas.

Nas noites seguintes sobem ao palco David Antunes (sábado) e Fernando Daniel (segunda-feira). Ainda no sábado à noite, a Orquestra Típica Scalabitana actua no claustro da Casa do Campino, comemorando o seu 73º aniversário. No domingo há uma tarde de folclore e à noite decorre uma noite de fados, no claustro da Casa do Campino, onde vão ser homenageados o guitarrista Carlos Velez e o escritor Vítor Rodrigues.

Na noite de segunda-feira realiza-se um festival de tunas académicas e na tarde de terça-feira, 19 de Março, actuam o Grupo de Sevilhanas Salero e Alma, a Tuna da Universidade de Terceira Idade de Santarém (UTIS) e a Tocata de Cavaquinhos da UTIS. As madrugadas, com excepção do último dia, vão ser animadas por DJs, como Vassalo, Paulino Coelho, Maron MAX e David Silva.

Um dos pontos altos ocorre na terça-feira, 19 de Março, com a missa solene em Honra de São José, na Sé de Santarém, seguida de procissão, que este ano está marcada para meia hora mais cedo (15h30). A iniciativa reúne as associações e grupos culturais do concelho, entidades oficiais e os padroeiros das paróquias do concelho, acompanhados pela banda da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho, seguindo-se a benção à Irmandande dos Romeiros de São José.

Mega exposição celebra 150 anos de elevação a cidade

“Urbanidade, 150 anos de Elevação de Santarém a Cidade (1868-2018)” é o título da exposição que vai ter lugar em seis espaços públicos da cidade (Jardim das Portas do Sol, Praça Visconde Serra do Pilar, Rua Serpa Pinto, Praça Marquês de Sá da Bandeira, Jardim da República e Jardim da Liberdade). A inauguração da primeira parte da mostra decorre no dia de feriado municipal, 19 de Março, pelas 12h00, nas Portas do Sol. A segunda parte vai estar exposta a partir de 18 de Maio, na Casa do Brasil. A exposição aborda vários temas, como o abastecimento, os transportes, a cultura, a educação e saúde, a segurança e os equipamentos colectivos.

Ruas com novos nomes

O município de Santarém volta a aproveitar as Festas de São José para inaugurar três ruas na cidade. As cerimónias decorrem na manhã de terça-feira, feriado municipal. Às 09h30 é inaugurada a Rua José Abílio Alves Martins, às 10h00 a Rua Dra. Helena Stoffel e às 10h30 a Rua Liceu Nacional de Santarém. Ainda nesse dia, pelas 11h00, decorre a habitual homenagem aos funcionários da autarquia que se aposentaram em 2018, no salão nobre dos Paços do Concelho.

Corrida de touros na tarde de domingo

A festa brava também tem destaque no programa das Festas de São José, com as habituais largadas e mesa da tortura nocturnas e a corrida de toiros que marca a reabertura da Monumental Celestino Graça, após passar a ser gerida pela Associação Praça Maior. O espectáculo vai ter lugar pelas 16h00, de domingo, 17 de Março, depois do cortejo dos Forcados Amadores de Santarém e de Vila Franca de Xira, entre o Café Central, no centro histórico, e a praça de touros da cidade.
Em praça vão estar os cavaleiros João Moura, António Ribeiro Telles e Francisco Palha, frente a seis toiros da ganadaria Cunhal Patrício. Pegam os Forcados Amadores de Santarém e de Vila Franca de Xira, comandados por João Grave e Vasco Pereira, respectivamente.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo