Cultura | 06-06-2019 10:00

Feira Nacional de Agricultura com Marcelo na inauguração

Feira Nacional de Agricultura com Marcelo na inauguração

Presidente da República visita parque de exposições de Santarém no dia 8 de Junho.

Um stand da Comissão Europeia, mais sombras, mais estacionamento, renovação do espaço das tasquinhas e a venda de um copo reutilizável são algumas das novidades da 56ª edição da Feira Nacional de Agricultura/66ª Feira do Ribatejo, que vai decorrer entre 8 e 16 de Junho no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém. Em paralelo, e a exemplo dos anos anteriores, o CNEMA recebe também a FERSANT – Feira Empresarial da Região de Santarém, promovida pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém.

O stand da Comissão Europeia vai contar com seminários e colóquios técnicos, com destaque para a presença do comissário da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, no dia 14 de Junho. Nas tasquinhas, exploradas por associações desportivas e culturais locais, foram renovadas as cozinhas e zonas das esplanadas, passando a ter decoração alusiva ao Ribatejo.

Outras das melhorias passaram por alterações na circulação, facilitando o acesso ao grande ringue, pelo aumento das zonas sombreadas e por um novo espaço de estacionamento, que continua a ser gratuito. O copo reutilizável do certame vai estar à venda por um euro e pretende acabar com as centenas de milhares de copos de plástico que são usados todos os anos.

E porque o tema deste ano do certame é a vinha e o vinho, os visitantes, tal como aconteceu em 2017 e 2018, vão poder ter contacto junto à entrada principal do CNEMA com as diferentes formas de vinha existentes em Portugal.

Já na nave A, os visitantes vão poder, por exemplo, saber como escolher o copo certo, o prato mais indicado ou a temperatura ideal para cada vinho, além de cursos de iniciação à prova de vinhos, provas temáticas de vinhos do Porto, Madeira e Moscatel de Setúbal, ‘masterclass’ de vinhos Casta Negra Mole, de Fernão Pires, de Vinhos Velhos, entre outras.

O destaque dado este ano ao sector do vinho foi justificado pela importância que este tem vindo a adquirir na economia e na agricultura nacionais e pela qualidade crescente que tem permitido a conquista de prémios internacionais. “Basta ver que os chefes neste momento elaboram mais o prato consoante o vinho e não o contrário”, referiu na apresentação do certame Luís Mira, da administração do CNEMA.

Autocarro eléctrico na frota

A empresa Rodoviária do Tejo vai manter a parceria com o CNEMA, disponibilizando transporte diário desde a estação ferroviária para a Feira Nacional de Agricultura. Este ano, a novidade é a integração na frota de um autocarro eléctrico, amigo do ambiente. A empresa tem ainda carreiras específicas, em que o preço do bilhete já inclui entrada na FNA, a partir de Lisboa, de Alpiarça e Rio Maior, assegurando o regresso mesmo aos que fiquem até de madrugada.

José Cid a abrir cartaz musical

O cartaz de espectáculos da Feira Nacional de Agricultura inclui concertos com José Cid (dia 8), Capitão Fausto (dia 9), Conan Osíris (dia 13), Mariza (dia 14), e David Antunes com os convidados Samantha Fox e Toy (dia 15).
Na animação taurina, destaque para o espectáculo “O Cavalo na História”, que vai poder ser visto nos dias 8 e 15 de Junho, e o regresso da corrida de touros dos agricultores, promovida pela Confederação dos Agricultores de Portugal, a 16 de Junho, a encerrar o certame, numa parceria com o movimento de cidadãos Praça Maior que explora a Praça de Touros Celestino Graça.

O certame conta ainda com as tradicionais largadas de touros, desfiles e provas de campinos, actividades equestres, demonstrações de escolas de toureio, treino de forcados, provas de velocidade, perícia e condução de cabrestos, exibições de folclore e música tradicional e popular.

Bilhetes gratuitos para habitantes de Santarém

A Câmara de Santarém vai manter a mesma iniciativa do ano passado, oferecendo bilhetes a todos os habitantes do concelho para visitarem o certame no dia de Santarém, a 13 de Junho. O presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves, pretende a presença de vinte ou trinta mil visitantes do concelho, superando os 17 mil do ano passado. O autarca vai envolver novamente associações, instituições, escolas, movimentos e artistas da cidade.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo