Cultura | 20-06-2019 12:30

Festas de São Pedro e da Cidade de Alverca sem garraiadas

Festas de São Pedro e da Cidade de Alverca sem garraiadas
CELEBRAÇÕES

Programa decorre entre os dias 26 e 30 de Junho com música para todos os gostos. Em paralelo realiza-se o segundo Alverca Summer Sounds.

À semelhança do que aconteceu o ano passado, a edição deste ano das Festas de Alverca do Ribatejo não vai contar com as tradicionais garraiadas. O executivo da União de Freguesias de Alverca e Sobralinho, liderado por Carlos Gonçalves (CDU), tomou esta decisão o ano passado, admitindo publicamente não querer esse tipo de espectáculo taurino nas festas da cidade. “Respeitamos todos os seres vivos e rejeitamos a violência pela violência. Não somos contra essas tradições, respeitamo-las, mas não as promovemos, afirmou o autarca em 2018.

A decisão gerou controvérsia e dividiu opiniões entre a população. De um lado há quem defenda que a cidade não deve organizar garraiadas ou touradas porque nunca teve tradição tauromáquica tão forte como Vila Franca de Xira – que tem inclusive uma praça de touros – e do outro quem entenda que se trata de um único concelho e por isso as raízes tauromáquicas devem prevalecer e ser promovidas.

Este ano também não vai haver sardinha assada distribuída aos visitantes. As Festas da Cidade e de São Pedro, que são organizadas pela Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense (SFRA), realizam-se entre os dias 26 e 30 de Junho. A primeira noite, na quarta-feira, 26 de Junho, é dedicada à juventude e vai contar com as actuações de Dee Jokers e Km x Rastynha. Pela segundo ano vai haver uma tenda electrónica. Na quinta-feira, 27 de Junho, sobe ao palco Augusto Canário. O cantor Sérgio Rossi actua na sexta-feira, 28 de Junho. No sábado, 29 de Junho, há espectáculo de Tributo aos Queen “Kind of Magic & The Flashing Voice”.

O fadista Ricardo José anima o certame no domingo, 30 de Junho. Ainda no domingo, 30 de Junho, realiza-se a procisão em honra de São Pedro, com início pelas 18h00 na Igreja de São Pedro e que percorre várias ruas da cidade.

O presidente da direcção da SFRA, João Paulo Silva, explica a O MIRANTE que durante quatro anos as Festas da Cidade, que já se realizam há 12 anos, foram organizadas por uma Comissão de Festas mas que depois disso foi sempre organizada pela SFRA. “O ano passado a SFRA manifestou junta de freguesia que não pode ser sempre a mesma associação a organizar as festas. Tem que se criar um esquema rotativo porque é uma festa que dá muito trabalho organizar. Alverca é uma freguesia muito rica em termos de associativismo mas infelizmente não existe interesse demonstrado para que seja outra colectividade a liderar este certame”, lamentou João Paulo Silva, acrescentando que a junta de freguesia tem o cuidado de perguntar às associações se pretendem organizar o certame mas não existe interesse.

O dirigente refere que o ano passado houve um prejuízo de 2500 euros com a festa, que foi suportado pela colectividade. A organização das Festas da Cidade e de São Pedro envolve cerca de meia centena de pessoas. Durante o certame também se vai realizar uma exposição de fotografias tiradas por alverquenses.

Muita música no Alverca Summer Sounds

Durante duas noites, a 28 e 29 de Junho, a partir da meia-noite, vai realizar-se a segunda edição do Alverca Summer Sounds. Vai contar com as actuações de Sadash, Caianda e Kulpaca. No sábado, 29 de Junho, há Funkelada com os DJ Marcos, Oliver e Petenaz.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo