Cultura | 23-02-2020 11:08

Fernando Esteves Pinto e António Costa Neves vencem prémio Alves Redol

Prémio é entregue a 23 de Abril na Fábrica das Palavras em Vila Franca de Xira.

O prémio literário Alves Redol, instituído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, vai ser entregue este ano a Fernando Esteves Pinto (na categoria romance) e António Costa Neves (no género literário conto). Estiveram a concurso este ano 227 trabalhos.

“Um homem parado na esquina do Mundo” e “Contos da serra e da planície” foram as duas obras vencedoras, que mereceram a decisão unânime do júri, que foi composto por Ana Cristina Silva, escritora; Manuel Amador Frias Martins, ensaísta e representante da associação portuguesa de críticos literários e Vítor Figueiredo, enquanto representante da Câmara de Vila Franca de Xira, que é também director da biblioteca daquela cidade.

Ao vencedor no género romance será atribuído um prémio de 7.500 euros e para o vencedor da categoria conto um cheque de 2.500 euros. A obra “Homens que falam com estrelas” de João Torcato Justa recebeu uma menção honrosa.

Fernando Esteves Pinto nasceu em 1961 em Cascais e vive em Olhão desde os 20 anos. Tem participado em programas infanto-juvenis para a RTP e chegou a colaborar com jornais como o Diário de Notícias Jovem e o Jornal de Letras. Em 1990 recebeu o prémio Inasset Revelação de Poesia do Centro Nacional de Cultura e em 2016 o prémio literário Cidade de Almada pelo romance “A caverna de Deus”.

António José da Costa Neves nasceu em 1945 em Grândola e vive em Almada. Trabalhou no Ministério das Finanças, na banca, no sector empresarial e na economia social. Hoje está reformado. O Prémio Literário Alves Redol destina-se à promoção e incentivo à criação literária, prestando também homenagem ao romancista vilafranquense Alves Redol. A cerimónia de entrega prémio irá ocorrer no dia 23 Abril às 18h30 na Fábrica das Palavras em Vila Franca de Xira, numa iniciativa integrada nas comemorações do Dia Mundial do Livro e do Autor e das Comemorações de Abril.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo