Cultura | 03-08-2021 10:00

Chama-se “FranXiros” e é o novo doce oficial de Vila Franca de Xira

Chama-se “FranXiros” e é o novo doce oficial de Vila Franca de Xira

Proposta vencedora foi apresentada por alunos e professores do Forte da Casa.

O concelho de Vila Franca de Xira tem desde Julho o seu novo doce oficial: chama-se “FranXiros” e foi desenvolvido pelos alunos e professores do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria da Escola Secundária do Forte da Casa. A escolha do doce foi realizada através do concurso “Um doce cons/celho”, promovido pela câmara municipal, que visava encontrar um doce representativo do seu território e que merecesse o aval e o elogio de um júri diversificado.

O melão e o arroz, dois produtos endógenos de Vila Franca de Xira, estão na base do doce vencedor, que é um pastel recheado com arroz doce e doce de melão. O júri foi composto por dois chefs profissionais de cozinha - José Maria Lino e Luís Machado, um chef pasteleiro - Samuel Costa - e dois técnicos da divisão de turismo da autarquia, que deliberaram depois de avaliarem as amostras. Ao desafio responderam três estabelecimentos de ensino e formação profissional, sendo que a candidatura do Forte da Casa se destacou pela “frescura do melão aliada à cremosidade”, com a tipicidade de poder ser diferenciado como doce oficial do concelho. Outra das vantagens é a sua elevada capacidade de conservação.

O município promete, logo que a situação pandémica o permita, realizar a apresentação formal do vencedor bem como a entrega dos certificados de participação a todos os concorrentes. O município vai também desenvolver uma imagem gráfica para as embalagens do doce vencedor e a receita será difundida publicamente para que todas as pastelarias que o pretendam confeccionar o possam fazer. O concorrente vencedor tem agora, em 2021 e 2022, a exclusividade no fornecimento do doce em todos os certames em que o turismo do município esteja representado, como a Bolsa de Turismo de Lisboa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo