Cultura | 19-09-2021 09:26

A contemplação da música – MIRAMAR no Teatro Virgínia, em Torres Novas

A contemplação da música – MIRAMAR no Teatro Virgínia, em Torres Novas
foto DR

Concerto do duo Miramar fez parte do programa VOLver, a decorrer na região do Médio Tejo até 11 de Dezembro.

No dia 17 de Setembro, no Cine-teatro Virgínia em Torres Novas, teve lugar o concerto do duo Miramar, numa fusão de sons de guitarras e imagens vídeo.

O espetáculo é é uma espécie de estrada sonora. Vai-se caminhando pelos acordes, nunca repetitivos; as melodias, nunca vulgares; os arranjos, nunca simplistas; e sentimo-nos a planar numa paisagem de um território instigante e caloroso, literalmente embalados por uma fusão de folk, blues e jazz, com apontamentos, não menos evidentes, da nossa cultura de fado.

É uma música contemplativa e melancólica. Sugere-nos panoramas, viagens e ambientes – e até outros tempos –, bem assinalados, aliás, nas projecções visuais de Jorge Quintela, que nos oferece uma atmosfera vintage, habilmente irónica e descontraída.

Frankie Chaves (Francisco Chaves) e Peixe (Pedro Cardoso), dois músicos de eleição juntaram-se no projecto Miramar desde 2017, quando foram desafiados a produzir juntos um trabalho para o Festival “Guitarras ao Alto”. A partir daí, o trabalho em duo fluiu de forma tão harmoniosa e sinérgica que culminou no primeiro álbum homónimo, em 2019, que foi considerado um dos melhores discos nacionais do ano e foi nomeado para melhor álbum independente europeu do ano, pela crítica da especialidade.

Fundem-se neste concerto, os sons das guitarras – guitarra portuguesa, guitarra eléctrica e “weissenborn” (slide guitar) –, denotando-se uma interacção perfeita entre ambos e um virtuosismo despojado, assente na melhor técnica e autoditactismo. Recordamos que Peixe tem mais de vinte anos de percurso musical, tendo passado pelos Ornatos Violeta, Pluto e Zelig. Frankie Chavez, estreou-se em 2010 a solo, afirmando-se desde logo como um dos mais promissores músicos da sua geração.

O concerto do Teatro Virgínia inseriu-se na programação do Programa VOLver, a decorrer na região do Médio Tejo até 11 de Dezembro.

M.F.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo