Cultura | 19-02-2022 06:59

Casa dos Cubos em Tomar recebe exposição sobre como é viver em aldeias isoladas

Foto em anexo (CEFT)

“Paisagens de Vida – Memória duma aldeia com futuro, vivências de ontem pensando no amanhã”, do projecto “Museu na Aldeia”, vai estar em exibição no Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, de 23 de Fevereiro a 29 de Março.

A exposição “Paisagens de Vida – Memória duma aldeia com futuro, vivências de ontem pensando no amanhã”, do projecto “Museu na Aldeia”, vai estar patente no Centro de Estudos em Fotografia de Tomar – Casa dos Cubos, de 23 de Fevereiro a 29 de Março. A inauguração da exposição está marcada para terça-feira, 22 de Fevereiro, pelas 15h00.

O “Museu na Aldeia”, projecto SAMP, premiado e alvo de reconhecimento por parte de várias instituições, tem vindo a ser destacado pela sua implementação em parceria e pelo impacto social, criatividade e inovação da sua intervenção cultural, educativa e artística em comunidades que apresentam características de isolamento, quer a nível geográfico como demográfico. Com foco de actuação em idosos ainda autónomos, a estrutura do projecto prevê a implementação de várias fases de actuação de forma a garantir a integração e imersão de todos os intervenientes nos programas culturais e artísticos propostos.

A integração das comunidades ao longo das várias sessões refletiu-se na sua participação activa, não só a nível de análise crítica relativamente à importância social dos museus, das peças museológicas, das narrativas ou dos significados inerentes aos materiais utilizados e o seu papel representativo, mas também no reflexo e valorização das suas próprias memórias e contributos para a história local de cada região.

Composta por vários registos de momentos, objectos, paisagens e memórias, a obra salienta o que há de mais precioso nas aldeias: as pessoas. Para concretizar o projecto envolveram-se várias entidades, nomeadamente o PO ISE – Portugal 2020, enquanto financiador através da iniciativa Portugal Inovação Social, a Rede Cultura 2027, enquanto entidade parceira, a Câmara de Leiria, enquanto investidor social, e a colaboração dinâmica de 26 municípios e juntas de freguesia e de todos os profissionais de museus que abraçaram o projecto.  

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo