Cultura | 23-02-2022 09:59

Dia da Tauromaquia junta tauromaquia, música e diversão para toda a família

FOTO DR

O Dia da Tauromaquia, no sábado, 26 de Fevereiro, pretende ser um momento de defesa e promoção da cultura portuguesa.

O Dia da Tauromaquia já tem o programa fechado e são muitas as actividades para passar um dia dedicado à defesa da cultura portuguesa, com iniciativas dirigidas a toda a família e a preços acessíveis, sendo que muitas delas são gratuitas. No sábado, 26 de Fevereiro, a Praça de Toiros da Moita é o epicentro da festa organizada pela PróToiro. A praça vai estar decorada para homenagear os toureiros e forcados portugueses e o evento vai contar, além de um Festival Taurino, demonstrações de forcados, de toureio a cavalo e a pé, a exibição de recortadores e a presença de várias áreas culturais, desde o fado, ao cante alentejano, da equitação à portuguesa, ao flamenco, à pintura, às sevilhanas, aos pasodobles, ao teatro infantil, às artes e ofícios taurinos e um colóquio.

A festa arranca na madrugada, com uma Warm-Up Party Dia da Tauromaquia / Noches Tinto Verano no Kais Club, na Moita, entre as 00h00 e as 6h00 da manhã. Durante todo o dia, até às 16h00 vão decorrer baptismos equestres e mostras de artes e ofícios taurinos, jogos infantis, teatro e pinturas faciais. Pode também ver a exposição de pintura taurina de Duarte Silva e Jorge Alexandre. Há uma praça insuflável para os mais novos, que podem também brincar com tourinhas, capotes e muletas e assistirem a duas sessões do teatrinho ‘As Touradas explicadas às crianças’. Vão ainda poder brincar com o “Mané” a mascote da marca Touradas.

O dia termina com um festival taurino, às 16h00, com os cavaleiros Ana Batista, João Moura Jr, João Ribeiro Telles e João Salgueiro da Costa, o matador português João Silva “Juanito” e o novilheiro praticante Filipe Martinho. Pegam os forcados de Montemor e Aposento da Moita e os toiros são das ganadarias Vinhas, Murteira Grave, Passanha, Eng.° Jorge de Carvalho, Varela Crujo e Romão Tenório. A abertura do festival taurino é feita pelo tenor João Almeida e após as actuações realiza-se na arena um Meet and Greet com os artistas.

As portas da praça abrem às 10h00 e meia hora depois decorre a demonstração de toureio a cavalo comentada pelo cavaleiro praticante Francisco Cortes, seguindo-se a demonstração de pegas pelo Grupo de Forcados Amadores da Moita. A partir das 11h00 há demonstração de toureio a pé comentada por escolas de toureio. Todas as demostrações têm também os comentários de José Cáceres. Na sala infantil às 11h30 inicia-se a sessão: tourada explicada às crianças. A terminar a manhã, às 12h00, decorre a BullTalk “A Cultura na Tauromaquia” com a participação de Elísio Summavielle (historiador e presidente do CCB), Luís Capucha (sociólogo e professor universitário), Diogo Muñoz (artista plástico) e a moderação de José Paulo Fafe.

Durante a tarde, a partir das 14h00 há um mini concerto de Cante Alentejano, um espectáculo equestre do cavaleiro Miguel Fonseca com fado acompanhados por onze cavaleiros e com o fadista Francisco Sobral e os músicos Diogo Quadros (guitarra portuguesa) e Jaime Santos (viola de fado). Segue-se a actuação de “Las Rocieras” (Sevilhanas), um mini concerto de Flamenco com “De Sevilla a Habana” de Joaquim Moreno.

 Os bilhetes estão à venda em diadatauromaquia.pt

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo