Cultura | 19-06-2022 21:00

Euterpe Alhandrense tem um novo projecto musical

Novo Coro de Câmara do Conservatório Silva Marques estreou-se com concerto bastante aplaudido

Coro de Câmara do Conservatório Silva Marques junta dezenas de vozes de alunos da Sociedade Euterpe Alhandrense que são o rosto de um projecto musical inovador. Presidente da associação diz que vai apostar mais na criação de grupos musicais ecléticos.

A Sociedade Euterpe Alhandrense apresentou um novo projecto musical que reúne cerca de uma dezena de vozes, que se juntam a uma orquestra com uma dezena de músicos, num registo musical inovador e eclético. O projecto tem a participação da Orquestra Sea Strings que, liderada pela maestrina Joana Correia, apresentou sete músicas tocadas com violinos, violoncelos e viola de arco. Matesky, M. Williams e Meyer, foram alguns dos compositores escolhidos pela orquestra para animar uma plateia com várias dezenas de pessoas.
A apresentação do novo Coro de Câmara do Conservatório Silva Marques decorreu a 4 de Junho, no auditório da associação. O maestro Carlos Pereira comandou os coralistas, todos alunos do conservatório, que também apresentaram sete músicas, acompanhadas ao violino por Rita Franco, Tânia Gato, na viola de arco e Ivo Fialho, no violoncelo. A actuação envolveu músicas de Fabien Andre, Richard Rogers, Caccini, Karl Jenkins, entre outros compositores.
A apresentação durou cerca de uma hora e foi descrita como um sucesso pelo presidente da Sociedade Euterpe Alhandrense, Jorge Zacarias. A O MIRANTE afirma que o projecto é mais uma prova de que a associação se quer modernizar e diversificar a oferta para os seus alunos. “A nossa oferta pedagógica tem vindo a afirmar-se, ano após ano, como uma referência no plano cultural do concelho de Vila Franca de Xira”, sublinha.
Durante o ano lectivo o presidente revela que passaram pela associação mais de quatro centenas de músicos, ligados a várias áreas e instrumentos. Uma das missões da colectividade, salienta, é garantir a integração de todos os alunos e criar grupos de trabalho coesos. Jorge Zacarias refere ainda que os grupos representam Alhandra e Vila Franca de Xira, mas também localidades como Alenquer, Benavente e Arruda dos Vinhos, de onde vem boa parte dos seus alunos. “A meta é, e sempre será, promover a cultura e o bem-estar das pessoas que escolhem a Euterpe Alhandrense para desenvolverem o seu potencial artístico”, conclui.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo