Cultura | 10-06-2022 14:59

Tomar recebe concerto de um dos maiores pianistas da América do Sul

Pianista José Eduardo Martins regressa a Portugal para novo recital

Recital de José Eduardo Martins vai realizar-se a 11 de Junho no Auditório Lopes-Graça.

José Eduardo Martins é um dos mais importantes pianistas da América do Sul e vai voltar a Portugal, no ano em que faz 40 anos do seu primeiro recital em Tomar. O recital de piano vai realizar-se, a convite da Casa Memória Lopes-Graça, no dia 11 de Junho, às 17h00, no Auditório Lopes-Graça, em Tomar.
Na primeira parte do concerto José Eduardo Martins vai apresentar “Viagens na Minha Terra”, de Lopes-Graça (baseada na obra homónima de Almeida Garret), execução acompanhada pela projecção pública de ilustrações das vilas e aldeias visitadas por Lopes-Graça, material preparado pelo musicólogo e professor José Maria Pedrosa Cardoso e sua esposa Maria Manuela.
Numa segunda parte vão ser apresentadas duas obras de Johann Sebastian Bach/Franz Liszt, “Prelúdio e Fuga”, duas criações do compositor brasileiro Henrique Oswald e alguns “Poemas” de Alexander Scriabine.
Na véspera, a 10 de Junho, pelas 17h00, vai ser inaugurada, na Casa Memória Lopes-Graça, uma exposição temporária, “Manuela Tamagnini e o Conservatório Regional de Música de Tomar”. Nas suas vindas a Portugal, José Eduardo Martins incluiu sempre Tomar na série de concertos realizados, fosse a convite da Canto Firme ou da Casa Memória Lopes-Graça, por esta ser a terra natal de Lopes-Graça, compositor que conheceu em 1958 no Brasil e de quem se tornou amigo, admirador e intérprete.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo