Desporto | 13-11-2019 18:00

Mais um recorde nacional para Paulo Vakulyuk

Mais um recorde nacional para Paulo Vakulyuk
foto DR

Nadador de Torres Novas alcançou a melhor marca portuguesa de sempre nos 50 metros mariposa, no escalão de juniores.

Paulo Vakulyuk, do Clube de Natação de Torres Novas, bateu o recorde nacional júnior nos 50 metros mariposa durante o VI Meeting Internacional do Algarve, que decorreu no fim de semana nas piscinas de Albufeira. O jovem participou ainda nas finais dos 100 costas, 100 estilos e 200 livres.

João Gonçalves, o outro nadador do Clube de Natação de Torres Novas residente no Centro de Formação para o Alto Rendimento, bateu o recorde pessoal dos 200 metros livres, retirando mais de dois segundos ao seu anterior registo.

Em Agosto último, Paulo Vakulyuk tinha alcançado o recorde nacional de juvenis na prova de 100 metros mariposa, um registo com mais de 15 anos que pertencia ao nadador olímpico Pedro Oliveira. O feito foi conseguido nos Campeonatos Nacionais de Juvenis, Absolutos e Open de Portugal, que decorreram no Funchal.

Filho de pais ucranianos, Paulo Vakulyuk nasceu no Hospital de Abrantes e viveu parte da infância em Alcanena. O casal veio para Portugal pouco antes de Paulo nascer, à procura de melhores condições de vida. O único irmão do nadador, mais novo que ele, prefere o futebol.

O estilo mariposa é considerado um dos mais difíceis na natação. Paulo Vakulyuk, atleta de alto rendimento, treina 18 horas por semana dentro de água e cinco no ginásio onde faz preparação física para evitar lesões. A corrida é outra forma de treino. O jovem está desde o ano passado, a convite da Federação Nacional de Natação, a treinar e residir no Complexo de Alto Rendimento de Rio Maior.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo