Desporto | 27-02-2020 10:32

Maria Martins conquista o bronze no scratch dos Mundiais de pista

Maria Martins conquista o bronze no scratch dos Mundiais de pista
foto DR

Aos 20 anos, ciclista da Moçarria, Santarém, continua a fazer história.

A jovem ciclista Maria Martins, natural da Moçarria, Santarém, conquistou a medalha de bronze na disciplina de scratch no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Pista, no dia 26 de Fevereiro, numa prova disputada em Berlim. Em Outubro de 2019, já se tinha tornado a primeira ciclista portuguesa a ser medalhada num europeu de pista, ficando em terceiro lugar.

Aos 20 anos, Martins conquistou a primeira medalha em Mundiais de elite do ciclismo feminino português, ficando apenas atrás da nova campeã mundial, a holandesa Kirsten Wild, e da norte-americana Jennifer Valente, segunda. O scratch é uma modalidade não olímpica do ciclismo de pista no qual todos os ciclistas começam juntos, com 10 quilómetros de distância até ao final, não podendo perder uma volta para o primeiro, altura em que são eliminados. Sem pontos intermédios, a chegada à meta é disputada ao ‘sprint’.

Depois de uma corrida que só 'animou' nas últimas 10 das 40 voltas ao velódromo da capital alemã, foi na última volta que Maria Martins se posicionou na luta por medalhas ao ganhar posições por dentro, já na última curva, e acabou por ficar atrás de Valente na luta pela prata numa decisão verificada por 'photo finish', dada a proximidade.

“Quando ouvi a sineta para a última volta e vi que estava no quarto lugar, acreditei que poderia chegar às medalhas. Foi esse o único momento em que tive realmente a ambição do pódio”, disse Maria Martins, citada pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

"A Maria fez uma corrida exemplar, dos pontos de vista técnico e tático. Teve todos os cuidados necessários de colocação e de seguir a roda que nos poderia levar mais à frente, na fase decisiva. Além disso teve a capacidade de não quebrar no momento decisivo. Foi uma corrida fantástica", realçou o seleccionador, Gabriel Mendes, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo