Desporto | 14-05-2020 18:00

Segunda liga é objectivo do União de Almeirim agora que subiu

Segunda liga é objectivo do União de Almeirim agora que subiu

SAD criada há um ano deu bons resultados esta época e quando os campeonatos pararam a equipa sénior estava destacada no primeiro lugar da primeira divisão distrital.

O União de Almeirim subiu aos campeonatos nacionais 16 anos depois. Tal acontece um ano depois de ter sido constituída há um ano uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD) liderada pelo antigo internacional brasileiro Jorge Silva, de 52 anos. Conhecido no futebol como Palhinha, teve como objectivo para o clube fundado em 1934, subir ao Campeonato de Portugal, mas não esperava que fosse tão cedo. O União de Almeirim SAD liderava o campeonato da primeira divisão distrital quando as competições foram suspeitas devido à Covid-19. A federação decidiu promover os campeões distritais ao terceiro escalão. O união tinha 57 pontos, mais 10 do que o rival concelhio Fazendense.

Palhinha diz que no início o que foi falado foi trabalhar-se de forma profissional, mas as coisas foram acontecendo e a equipa sénior teve um grande desempenho. Garante que a SAD sempre pagou no início de cada mês aos jogadores e mesmo depois da suspensão das competições continuou a pagar, salientando que esta subida é mérito dos atletas e um reconhecimento do trabalho efectuado, tendo em conta que estes não são profissionais e que se deslocavam para os treinos depois de um dia de trabalho ou na escola.

Agora que o União de Almeirim conquistou a subida, o objectivo é trabalhar para chegar à II Liga. O clube teve quatro presenças na antiga segunda divisão nacional em 1974 e entre 1985 e 1988. Apesar de controlar apenas a equipa sénior, Palhinha assumiu uma boa articulação com o clube, que levou à utilização de nove juniores pela equipa principal, assumindo que quer continuar a ajudar e potenciar a formação de jovens.

A Federação Portuguesa de Futebol vai reestruturar o terceiro escalão, criando a III Liga em 2021/22, e, para isso, vai alargar a 96 clubes o Campeonato de Portugal para integrar os 20 campeões regionais, entre os quais a União de Almeirim. Os 96 clubes vão ser organizados em oito séries de 12 equipas, nas quais os campeões vão apurar-se para o acesso à II Liga, os quatro seguintes (do segundo ao quinto) para o acesso à III Liga e os últimos quatro (do nono ao 12.º) são despromovidos aos distritais.

Enquanto jogador, Jorge Silva ergueu três Taças dos Libertadores (1992, 1993 e 1997) e duas Taças Intercontinentais (1992 e 1993). Representou clubes como São Paulo, Cruzeiro, Grêmio, Flamengo, Botafogo ou América Mineiro, com passagem também pelos espanhóis do Maiorca e os peruanos do Sporting Cristal e Alianza Lima. Vestiu 16 vezes a camisola da selecção brasileira.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo