Desporto | 05-07-2020 15:00

Petição por um novo estádio de futebol  em Vila Franca de Xira 

Petição online está a reunir assinaturas para exigir ao município a construção de um novo campo de futebol mesmo sem se saber ainda o que a próxima época vai trazer.

Mais de mil pessoas assinaram uma petição online lançada na última semana requerendo à Câmara de Vila Franca de Xira que facilite o processo de construção de um novo campo de futebol para a União Desportiva Vilafranquense (UDV), cuja equipa sénior disputa a II Liga de futebol profissional recorrendo a casa emprestada.


O UDV, recorde-se, está a competir pela primeira vez na sua história na II Liga. “Infelizmente o estádio onde joga o clube, no Campo do Cevadeiro, é propriedade da câmara que o cedeu ao clube há 84 anos e desde essa altura não foram realizadas nenhumas obras de fundo de forma a acompanhar a evolução da modalidade e do próprio clube”, acrescenta o documento. Uma afirmação que choca com o investimento de 200 mil euros feito pelo município, em 2012, de construção de um novo relvado sintético para treino naquele complexo desportivo.


A petição nota que a Sociedade Anónima Desportiva (SAD) que gere o futebol profissional do UDV tem capacidade financeira para fazer a obra do estádio e que está disponível para “fortalecer as infra-estruturas e melhorar o parque desportivo” existente, necessitando da “boa vontade” da câmara em “acelerar as aprovações necessárias” para que isso aconteça.


“O facto de termos de nos deslocar 100 quilómetros para assistir a um jogo em casa emprestada [o clube joga em Rio Maior por falta de condições no Cevadeiro] afastou a maioria dos adeptos sobretudo aqueles que não têm forma de se deslocar ou que não podem suportar as despesas que a deslocação envolve”, acrescenta a petição.

Autarca diz que o projecto é interessante

O presidente do município, Alberto Mesquita, diz que o assunto não está esquecido e que tem sido feito trabalho para ajudar o clube a atingir a pretensão de ter um novo estádio. Mas, lembra, a ajuda que a câmara municipal possa dar será sempre tratada com o clube e não com a SAD.


“Este novo responsável parece-nos muito disponível para encontrar soluções. Foi-nos mostrado um estudo de uma possibilidade de construir um estádio e aquilo que nos apresentaram agradou-nos, é uma coisa interessantíssima e ao nível do melhor que se faz no país, com a dimensão adequada para as necessidades do UDV”, afirma o autarca.
Mesquita diz que todas as informações solicitadas ao município, como os levantamentos topográficos, avaliações geológicas e material técnico sobre o Cevadeiro foram enviadas para a SAD poder realizar um projecto e ver como o novo estádio pode evoluir. “É um assunto que não está esquecido e temos vindo a trabalhar para que se encontre uma solução”, diz Alberto Mesquita.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo