Desporto | 05-07-2020 18:00

SAD do Fátima entra em insolvência

SAD do Fátima entra em insolvência
foto DR

Insolvência da sociedade anónima desportiva que gere o futebol sénior e júnior foi requerida por um director desportivo do clube devido a salários em atraso. Na administração há quem defenda o fim do futebol sénior e recomeçar do zero.

A sociedade anónima desportiva (SAD) que gere as equipas de futebol júnior e sénior do Centro Desportivo de Fátima entrou em insolvência, que foi declarada pelo Juízo de Comércio do Tribunal de Santarém. A insolvência da SAD, controlada em 70 por cento pelo Grupo Lleon, que adquiriu as acções que lhe deram a posição maioritária em Setembro de 2019, foi requerida pelo director desportivo Paulo Neto dos Santos. Consta que o técnico não recebe o salário há meses, tal como os futebolistas que representaram o clube nesta época.


O juiz do processo deu agora 30 dias para os credores reclamarem os créditos, pelo que findo este período é que se vai ter a noção exacta das dívidas da SAD do Fátima. Para administrador de insolvência foi nomeado Pedro Pidwell Silva. Antes desta declaração de insolvência, há cerca de um mês, já outra pessoa, Miguel Bruno Sousa Pereira, tinha requerido a insolvência da sociedade, mas a pretensão foi indeferida pelo tribunal. As dificuldades da SAD do Fátima já se arrastam há algum tempo e em Janeiro deste ano vários jogadores do plantel sénior, que se encontrava na altura em segundo lugar na Série C do Campeonato de Portugal, começaram a sair da equipa devido a salários em atraso.


Apesar do cenário cinzento, Miguel Major, em nome do accionista maioritário da SAD, diz a O MIRANTE que “a Lleon Group está totalmente envolvida e focada na viabilidade da SAD, contudo, defendemos os nossos princípios de legalidade”. Acrescenta que “a SAD continua a trabalhar para cumprir todos os pressupostos e requisitos exigidos para a época 2020/2021” e que a Lleon Group e a CD Fátima SAD mantêm-se fiéis às suas pretensões iniciais e empenhados e a lutar pelo cumprimento rigoroso dos seus compromissos e objectivos.

“SAD foi uma péssima aposta”

O histórico dirigente do CD Fátima, padre António Pereira, é administrador não executivo da SAD por ser presidente do CD de Fátima e confessa-se chocado com a situação, acusando a gestão da SAD de não dar explicações e de só lhe ligarem para pedir apoios, nomeadamente ao nível das instalações desportivas. O dirigente afirma que a SAD teve 47 jogadores esta época e “não pagou a ninguém”. Confessa que a criação de uma SAD foi “uma péssima aposta” e admite o fim do futebol sénior na próxima época para recomeçar do zero.


Constituída em 2013 como uma solução para os problemas financeiros do Centro Desportivo de Fátima, pela SAD do Fátima já passaram investidores brasileiros e tunisinos antes dos actuais. Em Setembro de 2019 o Grupo Lleon, com sede em Carnaxide (Oeiras), assumiu o controlo da SAD. Noel Gomes e Mário Lopes, detentores do Grupo Lleon que controla 70 por cento da SAD do clube, assumiram a administração. Noel Gomes é o presidente do conselho de administração e Mário Lopes está na vice-presidência. Tomé João Vaz e o anterior director geral da SAD, Afonso Guerreiro, ficaram como administradores executivos e o padre António Pereira é administrador não executivo. Vicente Caldeira Pires preside à assembleia-geral e Humberto Ferraz Antunes é o secretário.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo