Desporto | 16-11-2020 10:00

Atletas da Póvoa de Santa Iria rematam certeiro na primeira divisão

Atletas da Póvoa de Santa Iria rematam certeiro na primeira divisão
DESPORTO

Há seis anos que a equipa feminina de futsal do União Atlético Povoense disputa a primeira divisão nacional frente a equipas como Benfica e Sporting.

A equipa de futsal feminino do União Atlético Povoense (UAP) começou a disputar este Outono, pelo sexto ano consecutivo, a primeira divisão do campeonato nacional da modalidade. Uma tarefa dura que coloca as jovens mulheres da Póvoa de Santa Iria frente a gigantes da modalidade como Benfica, Sporting ou Quinta dos Lombos.

Tem sido um percurso consolidado onde o objectivo está traçado: conseguir o apuramento para a fase de campeão nacional. O clube da Póvoa tem apostado forte no futsal feminino e tem hoje 60 atletas a jogar, nos escalões de juvenis, juniores e seniores. O que une as atletas, treinadores e dirigentes é a paixão pelo futsal. O grupo quer desmistificar a ideia de quem pensa que mulheres a jogar só podem ser Maria rapaz. Muitas têm namorados, maquilham-se e usam salto alto. “Esse é um paradigma que está a mudar. Não sou nem me sinto mais ou menos mulher por maquilhar ou usar salto alto. Sou uma pessoa, tenho os meus valores e são esses valores que cultivo no futsal, no trabalho e na minha família”, conta a O MIRANTE Vera Serrador, 30 anos, capitã da equipa. Vera é natural de Vila Franca de Xira e trabalha na área de marketing. Começou a dar toques na bola nos antigos encontros concelhios Xira 2000 e jogava em equipas mistas de rapazes e raparigas. “Temos muita qualidade na região e seria um desperdício não aproveitarmos isso. O futsal feminino é quem mais projecta o Povoense e a cidade porque somos nós que estamos na primeira divisão”, afirma. A comandar a equipa está um homem, Francisco Machado. Tem 39 anos, é de Santarém e já treinou homens e mulheres. Diz que falta só alguns degraus para as miúdas da Póvoa fazerem história e se apurarem para a fase de campeão.

* Notícia desenvolvida na próxima edição em papel de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo