Desporto | 04-02-2021 12:30

Desporto jovem está um pandemónio

Desporto jovem está um pandemónio
DESPORTO

O MIRANTE traça um panorama da nova realidade com dirigentes do Vitória de Santarém, UD Zona Alta, Sociedade Euterpe Alhandrense, Tigres de Almeirim e Associação de Futebol de Santarém.

O número de atletas inscritos nos clubes e associações desportivas da região caiu, em média, para metade em relação à última época. A pandemia obrigou ao cancelamento das competições no desporto de formação o que, principalmente por razões de motivação, afastou os atletas das colectividades. Os dirigentes perspectivam um cenário negro para as contas das associações e receiam pela saúde dos jovens que, sem treinar, vão tornar-se mais sedentários.

António Pardelhas, presidente do Vitória de Santarém, clube que é referência no futsal de formação, confessa-se abatido pelo momento que o clube vive. Em menos de um ano as camadas jovens perderam cerca de um centena de atletas.

O basquetebol feminino da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta (UDRZA), em Torres Novas, também já viveu melhores dias. Marco Cardoso, vice-presidente, afirma que a secção perdeu cerca de 20% dos atletas num universo de mais de meia centena.

As modalidades da Sociedade Euterpe Alhandrense perderam cerca de 30 % dos seus atletas desde o início da pandemia. Jorge Zacarias, presidente da colectividade, confessa-se muito preocupado com este novo confinamento e com os efeitos desmotivadores que vai ter.

Indignado e desanimado. Estes são os adjectivos que melhor traduzem o estado de alma de José Salvador, presidente do Hóquei Clube Os Tigres, de Almeirim. “Se o desporto jovem ainda não morreu, está a caminho disso”, salienta. Num total de cerca de uma centena de atletas da formação resta agora pouco mais de metade. As maiores preocupações têm que ver com as características da modalidade, que exige muita prática e um sítio específico para treinar.

A Associação de Futebol de Santarém (AFS), responsável pelas competições de futebol e futsal no distrito, registou uma quebra de cerca de 75% de atletas jovens inscritos em relação ao período homólogo.

*Conheça mais sobre os números, os casos e as críticas dos dirigentes na edição semanal em papel desta quinta-feira, 4 de Fevereiro

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo