Novos balneários do campo de Montalvo estão prontos há um ano mas ainda não têm água
A Câmara de Constância começou a casa pelo telhado ao construir os novos balneários do campo municipal de Montalvo sem ter ligadas as redes de água e esgotos. Contentores amovíveis continuam a servir provisoriamente de balneários.
Os novos balneários do campo municipal de Montalvo custaram mais de 100 mil euros ao erário público, financiados pelo município de Constância e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), mas os atletas continuam sem lá poder tomar banho, já que as instalações, construídas no ano passado, não podem ser utilizadas por não terem ainda rede de água e esgotos. A CDU de Constância criticou mais uma vez a situação na última assembleia municipal, onde lamentou que aquele equipamento esteja a deteriorar-se por falta de projectos atempados de ligações de água, esgotos e energia. Enquanto esses problemas não são solucionados o campo é servido por balneários instalados em contentores amovíveis.
Questionado por O MIRANTE sobre o assunto, o presidente da Câmara de Constância, Sérgio Oliveira (PS), diz que estão a ser ultimadas um conjunto de questões para finalizar a intervenção. “Reconhecemos que este processo não correu bem devido a um conjunto de aspectos mal delineados desde o início. Basta recordar que o campo não era servido de ligação de esgotos à rede pública, nem tinha uma conduta de água adequada. Foram dois aspectos que foram concretizados já com a actual gestão. Em qualquer local onde se queira construir as bases são sempre a água e saneamento. Com isto não estou a desresponsabilizar-me, assumo como já referi que este processo não correu bem”, afirmou o autarca.
Em Novembro de 2022, em entrevista a O MIRANTE, o eleito da CDU na Assembleia Municipal de Constância, Rui Ferreira, criticava essa situação. “A Casa do Povo de Montalvo candidatou-se a financiamento do IPDJ para construir balneários no campo de futebol que é municipal. A candidatura foi financiada em mais de 60 mil euros, a câmara também pagou mais de 30 mil euros e têm lá os balneários em contentores porque desde Março de 2022 ainda não se fizeram as ligações de água, esgotos e energia. E entretanto desistiram duas equipas…”, lamentava o autarca.