Desporto | 17-05-2022 19:41

Quem tocar num carro híbrido do Rali de Portugal após acidente pode apanhar choque eléctrico grave

FOTO ILUSTRATIVA – FOTO DR

Aviso foi deixado pelo director da 55.ª edição da prova que decorre entre quinta-feira e domingo.

O Director do Rali de Portugal, que decorre entre quinta-feira e domingo e pediu aos espectadores que não auxiliem os pilotos em caso de acidente, devido aos perigos dos carros híbridos, que este ano vão ser novidade na prova.

Horácio Rodrigues falou mesmo na possibilidade de alguém ser electrocutado devido à corrente eléctrica de alta voltagem das novas viaturas em prova e sublinhou que em caso de acidente os perigos são acrescidos.

Assim, já não pode haver “aquele voluntarismo de num acidente num R1 [carro híbrido] pô-lo direito na pista outra vez”, sublinhou, tendo acrescentado: “Podemos ficar lá agarrados, aquilo é perigoso” e detalhado que os carros estão identificados com umas luzes: se for verde pode ser tocado, mas se for vermelho “não se toca no carro”.

Na conferência de imprensa de apresentação da prova, o major Francisco Martins, da unidade de relações públicas da GNR do Porto, também se referiu àquele risco. “Em caso de qualquer acidente de viação com um dos carros híbridos, que este ano vão ser novidade na prova, ninguém deve mexer no carro ou tentar fazer qualquer acção no mesmo”.

E ao risco de choques eléctricos, acrescentou os  riscos habituais que correm os espectadores que tentam socorrer pilotos que têm acidentes. “O ideal é não mexer em qualquer carro que tenha um acidente, principalmente se o carro ficar no troço, tendo em conta que, com excepção do último carro, vão passar mais carros a seguir”, havendo o perigo do acidente tomar proporções maiores.

A GNR vai destacar 2.800 militares para o Rali de Portugal e apesar das provas começarem na quinta-feira em vários distritos do centro e norte do país, concretamente Coimbra, Viseu, Aveiro, Porto, Braga e Vila Real, a operação da guarda terá início já amanhã, quarta-feira.

O major apelou ainda ao respeito pelo ambiente, aos cuidados no estacionamento quanto à prevenção de furtos e à prevenção quanto ao consumo excessivo de álcool, especialmente para quem vai conduzir após o término da prova.

A 55.ª edição do Rali de Portugal tem um percurso total de 1.535,35 quilómetros, dos quais 343,3 cronometrados, num total de 22 classificativas.

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