Foto Galeria | 17-05-2019

CityHack com maratona tecnológica apresenta soluções com impacto social

1 / 3
CityHack com maratona tecnológica apresenta soluções com impacto social
2 / 3
CityHack com maratona tecnológica apresenta soluções com impacto social
3 / 3
CityHack com maratona tecnológica apresenta soluções com impacto social

Iniciativa foi organizada pelo Instituto Politécnico de Tomar e câmara municipal.

A equipa EcoThinking, do Instituto Superior Técnico, venceu a maratona tecnológica CityHack com a apresentação de um projecto que pretende economizar e gerir energeticamente uma casa. A maratona tecnológica CityHack, organizada pelo Instituto Politécnico de Tomar e pela câmara municipal, decorreu no Complexo da Levada, em Tomar. Com o projecto da EcoThinking vai ser possível gerir, de forma fácil e prática, o consumo energético de uma habitação ou empresa, fornecendo dicas e recomendações de modo a que os cliente consiga atingir os objectivos energéticos mensal.

Em segundo lugar, ficou a equipa “Kozaks”, do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, um jogo educacional para crianças, entre os cinco e os nove anos, cujo objectivo é mudar o modo de pensar das crianças em relação à alimentação. Em terceiro lugar da Maratona ficou a equipa “Banana da Madeira”, do IPT, com o projecto “Volunteer Verse – For Volunteering”, que consiste numa plataforma que faculta um acesso transparente e personalizado a todos os utilizadores das campanhas realizadas pelas instituições da região, de acordo com os seus interesses, podendo anunciar a sua intenção de participar, recebendo em troca a respectiva valorização.

O CityHack foi uma maratona tecnológica de 24 horas que juntou 84 jovens, num total de 17 equipas, oriundas de 15 instituições de ensino superior diferentes e de 27 cursos diferentes. Esta edição foi vocacionada para soluções a desafios com impacto social, como o envelhecimento activo, a integração dos refugiados e migrantes nas sociedades de acolhimento, o bem-estar das crianças e jovens, pessoas com necessidades especiais e minorias bem como a transformação sustentada do mercado de trabalho.

O evento foi apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do projecto Hack for Good, inserido no programa Gulbenkian de Coesão e Integração Social, e apresentou este ano, a novidade de não utilizar qualquer tipo de plástico. Durante os dois dias existiu ainda a recolha de equipamento tecnológico obsoleto feita em parceria com uma empresa certificada. Todas as actividades inerentes ao CityHack 2019 foram orientadas em concordância com os 17 objectivos de desenvolvimento sustentável da ONU. A edição deste ano contou também com o apoio dos parceiros tecnológicos do IPT, nomeadamente a Softinsa, a Critical Software, a Compta e a Noesis.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo