Escola de Abrantes recebe nome de Maria de Lourdes Pintasilgo

Ministério da Educação aprovou nome de Maria de Lourdes Pintasilgo para a nova escola básica em Abrantes. Presidente do município diz ser uma justa homenagem à abrantina que se destacou no panorama político português.
O Ministério da Educação homologou a alteração de denominação da Escola Básica de Abrantes para Escola Básica Maria de Lourdes Pintasilgo, em homenagem à abrantina que foi a primeira mulher secretária de Estado e única mulher primeira-ministra em Portugal.
Para o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos, “esta é uma justa homenagem a uma mulher humanista e figura incontornável do panorama cultural, social e político português e o seu nome naquela escola contemporânea ajusta-se muito bem”.
Em Novembro passado, recorde-se, o município de Abrantes aprovou por unanimidade a proposta de atribuição do nome à nova escola que iniciou a sua actividade em Setembro do ano passado para o presente ano lectivo, após as obras de requalificação do edifício do antigo Colégio de Fátima, que funcionou durante 75 anos em Abrantes.
Maria de Lourdes Pintasilgo nasceu em Abrantes a 18 de Janeiro de 1930, na antiga Rua do Brasil, onde viveu até aos 12 anos. O seu percurso começou a diferenciar-se quando se formou em Engenharia Química, durante os anos 50 do século XX. Ligada aos movimentos estudantis católicos, entrou na vida política antes da revolução de 1974, foi a primeira mulher secretária de Estado, a primeira a assumir uma pasta ministerial, única primeira-ministra, primeira embaixadora e primeira mulher a candidatar-se à presidência da República.