Economia | 16-01-2013 00:25

Micro e pequenas empresas devem apostar na economia digital para serem mais competitivas

As micro e pequenas empresas que têm uma página na internet tornam-se mais organizadas, rentáveis e competitivas pelo que devem apostar, cada vez mais, na economia digital. Esta foi a principal mensagem passada no workshop "PME Digital" apresentado na tarde de terça-feira, 15 de Janeiro, na sede da Associação Empresarial da Região de Santarém – Nersant, em Torres Novas.O Programa "PME digital", que pode ser consultado no site www.pmedigital.pt - é uma iniciativa do Ministério da Economia e do Emprego criado com o objectivo de ajudar as micro e pequenas empresas portuguesas a serem mais competitivas e, simultaneamente, "disponibilizar soluções tecnológicas de gestão de negócios baseadas em internet mais recentes e em condições acessíveis", explicou João Barracho, da Associação do Comércio Electrónico e Publicidade Interactiva (ACEPI). "Este programa é, no fundo, uma "montra" que permite facilitar o acesso das pequenas e médias empresas à economia digital", explicou.Na sessão foi anunciado que, actualmente, cinco milhões de portugueses utilizam regularmente a internet e a grande maioria utiliza esta ferramenta para escolher produtos e serviços. Apesar destes dados, as micro e pequenas empresas ainda não tiram o partido do potencial das Tecnologias de Informação uma vez que só metade das microempresas têm acesso à internet, menos de 20% tem uma página na internet e pouco mais de 5% faz vendas através da internet. Para estimular a utilização das ferramentas digitais junto das pequenas e microempresas foi criado o "PME Digital". Como tal, foram encetadas parcerias com um conjunto de 15 fornecedores que apresentam cerca de 30 soluções personalizáveis à medida de cada caso.

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