Economia | 17-11-2017 08:30

Nersant reclama Entidade Regional de Turismo do Ribatejo

Nersant reclama Entidade Regional de Turismo do Ribatejo

Primeiro Encontro Viver o Tejo reuniu em Torres Novas 170 participantes ligados ao sector do turismo.

A necessidade urgente de criação de uma Entidade Regional de Turismo do Ribatejo, que agregue os municípios do distrito de Santarém, foi uma das conclusões mais relevantes do debate promovido pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, dedicado ao sector turístico do Ribatejo. O I Encontro Viver o Tejo decorreu na quarta-feira, 15 de Novembro, em Torres Novas.

“Concluímos que o Ribatejo precisa de uma entidade regional própria, conhecedora do território, suas potencialidades e necessidades, que trabalhe uma estratégia para a região, inexistente no momento, e que se foque, daqui em diante, na promoção deste território. Esta é uma necessidade absolutamente fundamental e a principal conclusão que retiramos deste Encontro”, afirmou António Campos, presidente da Comissão Executiva da Nersant durante a leitura das conclusões, na sessão de encerramento.

Actualmente o Ribatejo (mais propriamente os concelhos da Lezíria do Tejo) está integrado com o Alentejo numa entidade de turismo com o Alentejo, enquanto os municípios do Médio Tejo estão integrados na Entidade de Turismo do Centro. “O Ribatejo merece uma Entidade Regional de Turismo que promova esta região única de Portugal, e que eleve os pontos fortes e as oportunidades que esta região apresenta, e que são distintas das potencialidades da Região Centro e da Região Alentejo, onde actualmente estamos agregados”, referiu ainda.


António Campos reforçou essa tese referindo que “só com uma Entidade Regional de Turismo próxima do nosso território, conseguiremos afirmar-nos no panorama do turismo nacional, assim como fazer do Ribatejo um destino turístico privilegiado, como bem merece".

A Nersant dedicou esse dia inteiramente ao sector do turismo, um dos mais promissores a nível nacional, juntando agentes do sector com o objetivo de, juntos, encontrarem uma estratégia de promoção turística do Ribatejo. Após a sessão de abertura, a cargo da presidente da Direcção da Nersant, Maria Salomé Rafael, os trabalhos iniciaram com um debate onde participaram todos os intervenientes, e onde foram discutidas, com o apoio do moderador Domingos Chambel, vice-presidente da Direção da Nersant e de três oradores convidados, representativos de três subsectores estratégicos do turismo da região - hotelaria, animação turística e restauração - estratégias potenciadoras da procura turística na região.

Da parte da tarde, a plateia separou-se para participar nas mesas temáticas "Restauração/Gastronomia como factor de atracção turística", "Hotelaria, turismo de habitação e turismo rural - novas tendências e desafios" e ainda "Animação Turística - como valorizar e potenciar", onde foram debatidas as problemáticas específicas destes subsectores do turismo.

No final do evento, foram apresentadas as primeiras conclusões, que tiveram por base os contributos das empresas durante o encontro, mas também a resposta a um inquérito sobre o sector que a associação empresarial enviou previamente a cada um das empresas participantes. O relatório completo das conclusões do I Encontro Viver o Tejo vai agora ser compilado e divulgado publicamente em breve.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo